back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/03/2018 - 17:22:38

Notas da sessão plenária de
12 de março – 1ª edição

  • Para a Professora Josete, a decisão da Seed de proibir a realização da Conape em escolas públicas da capital, foi “uma ação autoritária do governo Beto Richa”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Temos que interromper essa crueldade”, disse Katia Dittrich, sobre a realização da Farra do Boi em Santa Catarina. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Vereador Bruno Pessuti destacou a ação da Prefeitura de Curitiba na região do Bairro Alto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Os estudantes estão há um mês sem aulas [de Artes]”, alertou Professor Silberto, após visitar escolas municipais. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • O presidente da Câmara Municipal convidou para consultas públicas que serão realizadas pela prefeitura para receber sugestões da população sobre quais são os investimentos prioritários em Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Ameaça de sindicância I
Para a Professora Josete (PT), a decisão da Secretaria de Estado da Educação (Seed), de proibir a realização da Conape (Conferência Nacional Popular de Educação) em escolas públicas da capital, foi “uma ação autoritária do governo Beto Richa”. “De forma  truculenta, o governo suspendeu os debates. Causa indignação que a suspensão do Conape veio acompanhada de ameaça de sindicância contra as direções das escolas. Só na ditadura a autonomia das escolas foi cerceada assim”, reclamou a parlamentar.

Ameaça de sindicância II
A etapa estadual da Conape estava prevista para esse fim de semana, nos dias 9 e 10 de março, no Colégio Estadual e no Colégio Rio Branco. A conferência é uma resposta, diz Josete, dos professores e movimentos sociais ligados à Educação aos “retrocessos” do governo federal na área. Josete diz que “do presidente golpista veio uma dinâmica de desmonte de todas as políticas que vinham sendo encaminhadas [na Educação pelos governos anteriores]”. (Foto 1)

“Chacina”
Foi com a palavra “chacina” que a vereadora Kátia Dittrich (SD) criticou a decisão da prefeitura de Igaracy, no interior da Paraíba, de abater 31 cães de rua. “Foram mortos a pauladas”, denunciou a parlamentar, dizendo opor-se à essa prática. Ela aproveitou para criticar a “Farra do Boi”, uma prática no litoral de Santa Catarina nessa época do ano. “Temos que interromper essa crueldade”, disse. (Foto 2)

Bairro Alto
A atuação da Prefeitura de Curitiba na região do Bairro Alto foi elogiada em plenário por Bruno Pessuti (PSD). Ele destacou a execução de suas emendas parlamentares para a pavimentação da região e a obra para o Clube da Gente, “melhor que a estrutura da praça Oswaldo Cruz”. “É o começo de tudo que vai acontecer lá nos próximos anos”, disse o parlamentar. Ele atrelou as obras ao equilíbrio fiscal e à parceria da prefeitura com o governo do Estado. (Foto 3)

Professor de Artes
“Os estudantes estão há um mês sem aulas [de Artes]”, alertou Professor Silberto (PMDB), para quem essa é “uma disciplina fundamental para a formação”. Ele recebeu a reclamação da direção dos CAICs Guilherme Laceda Braga Sobrinho, no Sítio Cercado, e Cândido Portinari, no CIC. “Faltam professores”, denunciou. (Foto 4)

Fala Curitiba I
O presidente Serginho do Posto (PSDB) divulgou o Fala Curitiba, consulta pública que será realizada pela Prefeitura de Curitiba nas administrações regionais para ouvir a população sobre os investimentos que devem ser priorizados pelo município. As sugestões servirão de base para que seja elaborada a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deve ser enviada à Câmara Municipal até 15 de maio. (Foto 5)

Fala Curitiba II
As primeiras consultas serão feitas a partir de hoje (12) nas regionais Cajuru e no Clube da Gente do Bairro Novo, a partir das 19h. O vereador Oscalino do Povo (Pode) acrescentou que amanhã (13) o evento acontece na regional Boa Vista, na Paróquia São João Batista, que fica na rua Guilherme Ihlenfeldt, 1040. Consulte aqui outras informações e o cronograma completo do Fala Curitiba.


Texto:   Marcio Alves da Silva e José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.