back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 26 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/03/2018 - 14:47:53

Historiador da Polícia Militar,
Capitão Rosinha será homenageado

  • “Capitão Rosinha foi um exemplo e agora denominará um jardinete no bairro Alto Boqueirão”, disse Bruno Pessuti. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Para Dr. Wolmir Aguiar (PSC), que tem familiares na Polícia Militar, o capitão Rosinha era “um exemplo de ética e conduta”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Vereadores com a família do capitão Rosinha e membros da Polícia Militar. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Os vereadores de Curitiba aprovaram, nesta terça-feira (6), com 28 votos favoráveis, uma homenagem póstuma a João Alves da Rosa Filho, pelo trabalho prestado à sociedade dentro da Polícia Militar do Paraná. Capitão Rosinha, como era conhecido, ingressou na PM em 1953 e permaneceu engajado com a corporação após chegar à reserva, em 1984, tornando-se o principal historiador da Polícia Militar, com dez livros publicados. Autor da homenagem (009.00036.2017 com substitutivo 031.00081.2017), Bruno Pessuti (PSD) agradeceu a presença da família durante a votação na Câmara Municipal.

“Capitão Rosinha foi um exemplo e agora denominará um jardinete no bairro Alto Boqueirão”, adiantou Pessuti. “Mesmo na reserva ele não deixou de prestar serviços à corporação, sendo diretor do Museu Histórico da Polícia Militar do Paraná. João Alves faleceu em 2004, há muito tempo, mas sua lembrança segue no coração dos que conviveram com ele”, elogiou o parlamentar. Pessuti destacou que o filho de Rosinha, Washington Alves da Rosa, seguiu os passos do pai, entrou para a corporação e se tornou o mais jovem coronel da PM. Ele esteve na sessão ao lado da mãe, ex-esposa do homenageado, Marilu Alves da Rosa.

Para Dr. Wolmir Aguiar (PSC), que tem familiares na Polícia Militar, o capitão Rosinha era “um exemplo de ética e conduta”. A atuação de João Alves é reconhecida pela própria corporação, com ele denominando a biblioteca da Academia Policial Militar do Guatupê e o 19º Batalhão da PM em Toledo, além de ter recebido a medalha de Habilitação de Oficiais em Administração. Representando a corporação, também estiveram na sessão Sidnei Alcântara, prefeito da Vila Militar, o coronel Iranil dos Santos, diretor do departamento cultural da Vila Militar, o capitão Haroldo Teixeira de Lima e o subtenente Izaquiel Leal Miranda.

“As pessoas que fazem a nossa história merecem estar eternizadas na cidade”, defendeu Bruno Pessuti. A homenagem ao capitão Rosinha foi a primeira proposição deste tipo apresentada pelo parlamentar nesta legislatura. O projeto retorna ao plenário nesta quarta-feira, para análise em segundo turno. Confirmada pelos parlamentares, seguirá para sanção do prefeito e posterior publicação no Diário Oficial do Município.

Utilidade pública
Com 24 votos a favor, os vereadores de Curitiba também aprovaram, em primeiro turno, a concessão de declaração de utilidade pública à entidade social Dançando Por Um Futuro. A proposta é do vereador Pier Petruzziello (PTB), que deixou o debate da matéria em plenário para o segundo turno, nesta quarta-feira (014.00049.2017). Na documentação anexada ao projeto, a entidade diz que, em dez anos, já atendeu 300 jovens de 7 a 14 anos de idade que frequentam escolas públicas na cidade. As crianças participam de espetáculos do Studio D1 e fazem exames par a Royal Academy of Dance.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.