back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/02/2018 - 09:11:12

Proposta capacitação em primeiros socorros nas escolas

  • Projeto de lei trata de curso de capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários e escolas e creches públicas ou privadas de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para o vereador Mauro Bobato a capacitação em primeiros socorros poderá salvar vidas. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Projeto de lei protocolado na Câmara de Curitiba propõe que pelo menos um funcionário ou professor das escolas e creches da cidade, públicas ou particulares, seja capacitado em primeiros socorros. Segundo o autor da matéria (005.00009.2018), o vereador Mauro Bobato (Pode), a ideia é oferecer o atendimento básico a eventuais vítimas de acidentes nas unidades até a chegada de um profissional de saúde especializado.

Para Bobato, “muitas vidas poderão ser salvas”. “A prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico, mas o auxílio poderá ser a diferença entre uma recuperação rápida e sem sequelas ou uma recuperação lenta e com sequelas. A presença de um socorrista pode significar o início de uma ação de emergência que pode salvar a vida de uma pessoa”, justifica.

O projeto também prevê que as unidades escolares mantenham kits de primeiros socorros e ministrem palestras e atividades aos estudantes sobre o tema ao longo do ano letivo. De acordo com a proposição, os servidores da rede municipal de ensino poderão ser treinados por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o que evitaria impacto financeiro aos cofres públicos.

O projeto atribui à regulamentação do Poder Executivo, via decreto, a definição das sanções aos estabelecimentos que descumprirem a lei e do número de profissionais habilitados por instituição de ensino. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a norma entrará em vigor 180 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município.

Tramitação
Protocolado no dia 5 de fevereiro, o projeto de lei começou a tramitar oficialmente na Câmara Municipal de Curitiba nessa terça-feira (6), com a leitura no pequeno expediente da sessão. A matéria primeiramente receberá uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica. Na sequência, será analisada pelas comissões temáticas do Legislativo. Durante essa fase da tramitação podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados por seu teor. Depois de passar pelas comissões, a proposição segue para o plenário e, se for aprovada, para a sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.