back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 26 de maio de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/02/2018 - 09:02:24

Projeto que institui o Dia do
Johrei volta a tramitar na Câmara

  • Projeto do vereador Jairo Marcelino pretende instituir o Dia do Johrei no calendário oficial do Município. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • "O Johrei é um método de canalização de energia espiritual, para purificação do espírito, capaz de transformar a desarmonia espiritual e material em harmonia", diz a justificativa. (Foto: Divulgação/Igreja Messiânica do Brasil)
Voltou a tramitar na Câmara Municipal o projeto de lei do vereador Jairo Marcelino (PSD) que institui em Curitiba o Dia do Johrei, a ser comemorado anualmente em 15 de junho. A prática religiosa é adotada pela Igreja Messiânica e consiste em “um método de canalização de energia espiritual (luz divina), para purificação do espírito, capaz de transformar a desarmonia espiritual e material em harmonia”.

A iniciativa foi reapresentada no dia 2 de fevereiro (005.00008.2018), depois de a proposta anteriormente protocolada (005.00369.2017) ser retirada pelo autor no final de 2017 para correção de dados da justificativa (072.00132.2017). Jairo Marcelino defende que Curitiba foi o berço da igreja messiânica no Brasil, tendo iniciado suas atividades em 1955.

Apesar da transferência da sede para São Paulo em 1962, diz o vereador, Curitiba continuou sendo um polo de expansão do estilo de vida preconizado pelo Mestre Mokiti Okada (1882-1955), conhecido religiosamente por Meishu-Sama. “É um estilo de vida alicerçado na verdade, no bem e no belo e que tem no Johrei, na alimentação e agricultura natural, e no belo, através da Ikebana Sanguetsu, suas principais práticas”.

Segundo a justificativa do projeto, há 9 mil membros cadastrados nas doze unidades da Igreja Messiânica no Paraná. O vereador, contudo, argumenta que ainda mais pessoas praticam o Johrei, pois ele é aplicado em domicílios, hospitais e outros locais. “Só para ter uma ideia da extensão do Johrei, em 2013 ele foi ministrado simultaneamente em 191 lares dessa região, movimentando 2.169 pessoas, sendo que 465 delas tiveram seu primeiro contato com ele nesta oportunidade”, comenta o vereador.

A Igreja Messiânica entende que "quando o homem tem pensamentos, palavras e ações que contrariam sua verdadeira natureza altruísta e espiritualista, ele acumula impurezas em seu corpo e em seu espírito, fazendo com que as doenças, os conflitos e as dificuldades financeiras aumentem. O Johrei purifica e desperta a verdadeira natureza divina do homem, restabelecendo seu equilíbrio original".

Tramitação
Após a leitura do projeto no pequeno expediente da sessão plenária, a proposição recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica. Na sequência, será analisado pelas comissões temáticas do Legislativo. Durante esta fase da tramitação nos colegiados podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.



Texto:   João Cândido Martins
Edição:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.