back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de fevereiro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/02/2018 - 14:09:08

Ativista da Saúde e líder comunitário,
Roque Basso é homenageado

  • Por iniciativa do vereador Tico Kuzma, o ativista da Saúde e líder comunitário Roque Basso será homenageado pela Câmara. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A presença de Maria da Paz Basso, ex-mulher do homenageado, emocionou os vereadores. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Falecido em janeiro de 2017, aos 70 anos de idade, Roque Basso será homenageado pela Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Tico Kuzma (Pros), o líder comunitário e ativista do direito à saúde denominará um logradouro público em Curitiba. Com 29 votos favoráveis, o projeto foi aprovado em primeiro turno e retorna à pauta nesta quarta (009.00031.2017), antes de seguir para sanção do prefeito.

“Nada mais justo que a Câmara possa prestar homenagens, registrando na história da cidade as personalidades e as pessoas do povo que muito fizeram pelo município”, justificou Kuzma. Durante 45 anos Roque Basso atuou no movimento comunitário, tendo por 25 anos sido coordenador da Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana). Desde 1995 foi conselheiro municipal da Saúde, participando de vários comitês de ética nos anos 2000. Foi membro do Sindicato Nacional dos Idosos.

A presença de Maria da Paz Basso, ex-mulher do homenageado, emocionou os vereadores. “Os dois [Roque e Maria] se confundiam em uma só pessoa, andavam sempre juntos, demonstrando um exemplo de família, de união e de luta”, enalteceu Tico Kuzma. “Nos conhecemos há 30 anos”, confirmou Julieta Reis (DEM), desejando que Maria da Paz “continue firme na sua luta, pelo Sítio Cercado e Bairro Novo”. “[Essa votação] é uma homenagem que a Câmara faz ao movimento comunitário, com a lembrança do Roque”, disse a vereadora. Dirigentes da Femoclam também acompanharam a votação.

Oscalino do Povo (Pode), Maria Manfron (PP), Tito Zeglin (PDT), Mauro Bobato (Pode), Marcos Vieira (PDT), Noemia Rocha (PMDB), Bruno Pessuti (PSD), Toninho da Farmácia (PDT) e Serginho do Posto (PSDB) também relataram momentos de convivência com Roque Basso, cuja atuação elogiaram, e ofereceram cumprimentos a Maria da Paz.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.