back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de fevereiro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/02/2018 - 13:55:16

Ex-vereador da década de 1950
denominará rua em Curitiba

  • “Foi um pioneiro, um dos primeiros moradores da região do Uberaba”, justificou Helio Wirbiski, autor da homenagem. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Ele era um 'vereador do picadinho', que estava presente nas festas de igreja, na rua, gastando sola de sapato”, lembrou Tito Zeglin. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Com 26 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba homenageará o ex-vereador Arlindo Ribas de Oliveira. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Com 26 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba decidiu homenagear, nesta terça-feira (6), o ex-vereador Arlindo Ribas de Oliveira. “Foi um pioneiro, um dos primeiros moradores da região do Uberaba e Guabirotuba. Eleito vereador, teve sete mandatos e mais de 30 projetos aprovados”, justificou Helio Wirbiski (PPS), autor da iniciativa. A indicação é para que Arlindo Ribas denomine um logradouro público da cidade (009.00040.2017). A votação foi acompanhada pela sobrinha dele, Maria Aparecida Ribas.

Natural de Curitiba, o ex-parlamentar faleceu em 2001, aos 86 anos de idade. Ele ingressou na Câmara Municipal em 1951, na segunda legislatura, e permaneceu vereador até 1976. “O [ex-presidente da Câmara] Paulo Salamuni falava muito dele [Arlindo Ribas], da perspicácia, da forma como ele conduzia o mandato”, destacou Wirbiski. A atuação do homenageado também foi comentada por Tito Zeglin (PDT), que elogiou a seriedade que via Ribas dar ao seu trabalho no Legislativo.  

“Ele se preparava para o debate, não falava besteira. Era um 'vereador do picadinho', igual a mim, igual ao Colpani (PSB), que estava presente nas festas de igreja, na rua, gastando sola de sapato. Ia ver, acompanhar, conversar com as pessoas, sentir a necessidade do povo”, disse Zeglin, lamentando a demora da Câmara em homenagear o ex-parlamentar. Ele e Wirbiski destacaram o fato de Arlindo Ribas ter denominado o púlpito hoje usado em plenário de tribuna Bento Munhoz da Rocha.

Helio Wirbiski lembrou da liderança do ex-parlamentar no bairro Uberaba e o fato de seus familiares ainda serem moradores da região. “A família continua lá, trabalhando dignamente”, comentou, lembrando que o homenageado foi técnico de contabilidade. “Vamos levar a homenagem ao conselho regional e ao sindicato dos contabilistas”, concluiu. A proposta volta à pauta do plenário na quarta-feira (7), para votação em segundo turno.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.