back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/02/2018 - 14:19:33

Dois projetos de lei aprovados
na primeira sessão de 2018

  • Dois projetos de lei foram aprovados pela Câmara Municipal nesta segunda (5), durante a primeira sessão plenária de 2018. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Ezequias Barros destacou a atuação do pastor Aluízio Silva à frente da Igreja Videira, fundada em Goiânia em 1999. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Mauro Ignacio é autor do projeto de lei que declara a Comesp de utilidade pública municipal. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Dois projetos de lei foram aprovados pela Câmara de Vereadores na primeira sessão plenária de 2018, nesta segunda-feira (5). As propostas concedem o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao pastor Aluízio Antonio Silva, e a utilidade pública ao  Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná. Assinados respectivamente por Ezequias Barros (PRP) e Mauro Ignacio (PSB), os textos retornam à pauta desta terça-feira (6) para votação em segundo turno.

De Barros, a cidadania honorária ao pastor da Igreja Videira (006.00016.2017), foi aprovada em primeiro turno com 32 votos positivos. Natural de Goiânia (GO), em 1999, Aluízio Silva fundou a Videira, igreja em células ao lado do pastor Marcelo Almeida. “A partir daí foram ordenados os primeiros pastores, as primeiras turmas do cursão e o prédio do Jardim América, o qual foi ampliado várias vezes, até que veio a compra do primeiro prédio da igreja no setor Bueno [bairro da capital goiana]”, conta o vereador na justificativa do projeto.

Segundo o parlamentar, no Paraná, a Videira conta com 16 igrejas e uma comunidade terapêutica, a Cotevi, que atende mensalmente cerca de 100 famílias. “Em Curitiba, a Igreja Videira tem 3.500 membros adultos aproximadamente, e atende mais de 2 mil crianças em células com assistência social”, complementa o autor da homenagem a Aluízio Silva.

Para Noemia Rocha (PMDB), a Igreja Videira faz um trabalho social fantástico que deve ser reconhecido. "A Igreja Videira e seus colaboradores se dedicam todos os dias aos excluídos e nós, como igreja, estendemos nossas mãos a essas pessoas, não só com atendimento mas também tratamento espiritual", destacou Osias Moraes (PRB). No entendimento de Tito Zeglin (PDT), são pessoas como o pastor Aluízio Silva que merecem homenagens. Thiago Ferro (PSDB) também parabenizou Barros pela iniciativa da homenagem.

Utilidade pública
Com 29 votos favoráveis, foi acatada em primeira votação a iniciativa de Mauro Ignacio que declara de utilidade pública o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – Comesp (014.00039.2017). Segundo o vereador, a entidade foi criada em 2005, mas permaneceu inoperante até 2010. Atualmente, conta com clínicas e hospitais conveniados em 23 municípios da região metropolitana, atendendo mais de um milhão de pessoas.

“Tem o objetivo de facilitar o acesso da população a consultas e exames especializados. Os pedidos são realizados pela secretaria de Saúde de cada cidade e encaminhados para a central de consultas”, explicou o parlamentar, ao destacar que os relatórios de prestações de contas da entidade e demais documentos exigidos para o trâmite da proposta foram analisados e receberam o aval das comissões permanentes da Câmara Municipal.


Texto:   João Cândido Martins
Edição:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.