back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 08/11/2017 - 22:28:21

Destaques na educação e na cultura
recebem homenagem da Câmara

  • Destaques na educação e na cultura no ano de 2017 recebem reconhecimento na Câmara Municipal. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Homenageados trouxeram seus familiares e amigos para acompanharem a homenagem. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • O presidente da Câmara, Serginho do Posto, conduziu a solenidade. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Dr. Wolmir Aguiar fez a saudação aos homenageados. "A cultura é uma herança da sociedade, fator principal na formação de um cidadão". (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Mauricio Balensiefer: “A educação é o instrumento de transformação do Mundo, pois ela muda as pessoas e elas transformam o Mundo. Também é o grande motor do desenvolvimento pessoal e social”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • O professor Silvio Cesar Keppen falou da missão do educador na sociedade. “Ajudamos a lapidar verdadeiros diamantes cheios de sonhos e que necessitam da nossa atenção.”(Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara de Vereadores entregou o Prêmio João Crisóstomo Arns a 20 educadores, na noite desta quarta-feira (08), em sessão solene no Palácio Rio Branco. A honraria, instituída pela lei municipal 8.457/1994, é entregue anualmente a personalidades locais que tenham se destacado nas áreas da educação e da cultura.

>>Todas as fotos da sessão solene você encontra no flickr.

O presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), agradeceu a presença dos homenageados e ressaltou que os vereadores vêm fazendo um “grande esforço para atender às demandas da sociedade”. Segundo ele, o Legislativo tem trabalhado na contenção de gastos para colaborar com a administração do município. “Devolvemos R$ 35 milhões para o prefeito continuar a manter os serviços em funcionamento. Isso é fruto de economia desta Casa.”

Dr. Wolmir Aguiar  saudou os homenageados em nome de todos os vereadores e lembrou da trajetória de João Crisóstomo Arns, que faleceu em 2002. "Foi formado em Filosofia, Teologia e Letras, teve uma vida dedicada ao ensino e à religião. Era professor de literatura inglesa da Universidade Federal do Paraná e presidiu por vários anos a Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus, mantenedora do Grupo Bom Jesus. Acreditava que a educação deveria transpor os limites do ambiente escolar.”

Para Aguiar, o papel dos educadores na sociedade deve ser sempre valorizado, “pois promovem a formação sociocultural dos cidadãos”. “Cultura não se herda somente da família, aprende-se também na escola. É uma herança da sociedade, é o fator principal da formação do cidadão.” Ele reforçou que não se trata de uma “simples menção, mas de uma honraria, em que os senhores foram indicados, escolhidos, passaram pelo crivo de algumas comissões da Casa e pela aprovação do plenário.”

O professor Mauricio Balensiefer, que é mestre em Engenharia Florestal, fez um discurso em nome dos homenageados. “Nos dias de hoje, a educação se torna o maior desafio da sociedade brasileira. Certamente todos vocês são merecedores desta homenagem. Ensino na Universidade Federal do Paraná desde 1992. Já tive a oportunidade de ensinar mais de 3.300 estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal.” Ele disse que tem se dedicado ao tema recuperação de áreas degradadas e frisou a importância da “preservação das nossas águas, nossos rios, nossos solos, abrigando adequadamente a nossa fauna, e ainda contribuindo na melhoria do nosso ambiente e nossa qualidade de vida, pois essas áreas não recuperadas podem ser inclusive foco de doença.”

“Ainda temos pessoas, instituições, que valorizam toda a forma de trabalho, de se fazer educação no nosso país”, reconheceu Silvio Cesar Keppen, professor e subtenente da Polícia Militar, que desenvolve atividades nas disciplinas de Filosofia, História e Sociologia. Para ele, o educador tem uma função social.

“Há que se contribuir não só na construção de cidadãos conscientes, como também conduzir pessoas para a concretização dos seus próprios sonhos. Por isso o caráter social. Nenhum educador busca se qualificar pedagogicamente, culturalmente ou tecnicamente para se autoinstruir durante a sua existência, buscamos todas essas características para que possamos ajudar as novas gerações. Ajudar a encontrarem seus próprios caminhos. Ajudamos a lapidar verdadeiros diamantes cheios de sonhos e que necessitam da nossa atenção.”

Estiveram presentes na homenagem os vereadores Zezinho Sabará (PDT), Professor Silberto (PMDB), Professor Euler (PSD), Ezequias Barros (PRP), Tito Zeglin (PDT), Toninho da Farmácia (PDT), Mauro Ignácio (PSB), Bruno Pessuti (PSD), Goura (PDT), Oscalino do Povo (Pode), Noemia Rocha (PMDB), Tico Kuzma (Pros), Pier Petruzziello (PTB), Cristiano Santos (PV) e Felipe Braga Côrtes (PSD). Também a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Andressa Pereira, o sub-comandante do Colégio da Polícia Militar, Alan Lopes e o reitor da UniCuritiba, Arnaldo Rebelo.

Homenageados
Entre os 20 homenageados estão o professor e ex-senador do Paraná, Wilson de Matos Silva, indicado por Noemia Rocha, e a ex-secretária municipal de Educação, Roberlayne Borges Roballo, que é professora adjunta no Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná, indicada por Professor Euler (PSD).

Também foram indicados ao prêmio: o professor Maurício Balensiefer, indicado por Bruno Pessutti, Alcides Martinelli, por Ezequias Barros; Altair Cardoso dos Santos, por Dr. Wolmir Aguiar; Ana Paula Pavelski, por Pier Petruzziello; Daniele de França, por Dona Lourdes (PSB); Eduméia Coelho da Silva, por Toninho da Farmácia; Eneida Desiree Salgado, por Marcos Vieira (PDT); Fátima de Quadros Netto, por Oscalino do Povo; Hélio Leites, por Goura; João Antônio Pagliosa, por Paulo Rink (PR); Joel Santos Bandeira, por Professor Silberto; Laura Camilo Mariano Costa, por Mauro Ignácio; Irmã Lucila Cella, por Tito Zeglin; Marivalda do Rocio Martins Capetti, por Tico Kuzma; Irmã Maria Cristina, por Julieta Reis (DEM); Rita de Cassia Pedroso Mendes, por Felipe Braga Côrtes; Sérgio Gonçalves Lima, por Zezinho Sabará; e Sílvio César Keppen, por Cristiano Santos. Confira aqui um breve currículo de todos os homenageados.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.