back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 08/11/2017 - 17:38:50

Câmara firma convênio com TRE-PR
e adere ao Parlamento Jovem

  • O convênio foi assinado pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto e pelo presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. (Foto: Claudia Krüger/CMC)
  • Encontro teve a presença de Mauro Ignácio, Serginho do Posto, Adalberto Jorge Xisto Pereira e Bruno Pessuti. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara de Curitiba aderiu ao programa Parlamento Jovem, coordenado pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e desenvolvido pela Escola Judiciária do Paraná. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (8), pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), e pelo presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, em reunião na sala da presidência da Câmara.

Segundo o projeto, alunos de nove colégios estaduais poderão se filiar a partidos “de fantasia”, disputar convenções, ser candidatos e simular, no Legislativo, a votação de projetos. A ideia da criação desses partidos, sem conotação política, é debater temas de interesse da cidade e desenvolver nos estudantes a consciência sobre o processo político.

De acordo com o desembargador Adalberto Xisto Pereira, o convênio, que está sendo estabelecido em diversos municípios do Paraná, tem o objetivo de levar ao conhecimento dos jovens e à população em geral a representatividade do Poder Legislativo “e resgatar a importância do trabalho que os parlamentares executam e do papel do Poder Legislativo”.

Para Serginho do Posto, é importante que a sociedade entenda como acontece o processo político. “Vivemos uma democracia plena, porém o entendimento político passa pelo amadurecimento do jovem, em especial desses que provavelmente irão votar pela primeira vez no ano que vem”, disse. Para o presidente da Casa, conhecer o Legislativo ajuda a sociedade como um todo “em especial a classe jovem, para que ela conheça a atribuição do poder público e tenha um diálogo com o seu representante”, pontuou.

Nesta edição, o programa Parlamento Jovem será realizado com alunos da Escola Estadual Ernani Vidal e dos colégios estaduais Professor Narciso Mendes, Euzébio da Mota, Homero Baptista Barros, Francisco Azevedo Macedo, Júlia Wanderley, Senador Manoel Alencar Guimarães e dos colégios Bagozzi e Madalena Sofia.

Acompanharam a reunião que firmou o convênio os primeiro e segundo secretários da Câmara, vereadores Bruno Pessuti (PSD) Mauro Ignácio (PSB), respectivamente, além do diretor geral da Câmara, Nilton Cordoni.


Texto:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.