back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/10/2017 - 15:11:32

Câmara vota criação dos Polos
Gastronômicos Juvevê e Uberaba

  • A criação do Polo Gastronômico do Alto Juvevê está na pauta de votação de segunda-feira. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Na próxima semana, os vereadores de Curitiba decidem pela criação de dois novos polos gastronômicos em Curitiba, um no Alto Juvevê e outro no Uberaba. Um deles, proposto pelo vereador Bruno Pessuti (PSD), será deliberado em primeiro turno na sessão plenária da segunda-feira (16), quando os parlamentares discutem o estabelecimento do polo que deve abranger trechos dos bairros Cabral e Juvevê (005.00018.2017).

Segundo o autor, a intenção é fomentar a gastronomia local e promover melhorias urbanísticas na região, como intervenções em calçadas, na iluminação, colocação de bancos e a instalação de parklets. A matéria já chegou a ir para votação, mas foi adiada por 15 sessões pelo autor que argumentou que o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba) gostaria de analisar melhor o assunto (leia mais).

Já na terça-feira (17), a Câmara vota a criação do Polo Gastronômico do Uberaba, também em primeiro turno, de autoria do vereador Helio Wirbiski (PPS). A ideia, segundo o parlamentar, é atrair investidores e empresas do ramo alimentício, gerando novos empregos e ampliando a arrecadação municipal (005.00173.2017). Para Wirbiski, o objetivo da lei é proporcionar suporte às empresas já instaladas no local, de modo a manter suas atividades e ampliá-las.

Segunda-feira

Ainda na segunda-feira, em primeira discussão, a Câmara debate o projeto de Julieta Reis (DEM) que isenta em 50% o valor da taxa de inscrição em competições esportivas as pessoas com 60 anos ou mais (005.00141.2017 com substitutivo geral 031.00012.2017). “A promoção de uma boa saúde física, mental e emocional deve ser sempre incentivada, pois sabe-se que com o avançar da idade, os problemas de saúde em geral tendem a aumentar”, justifica a autora.

Ainda em primeiro turno, os vereadores deliberam sobre a declaração de utilidade pública para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (014.00031.2017), de autoria do vereador Paulo Rink (PR).

Terça-feira
Em primeira votação, na terça-feira (18) os vereadores deliberam dois projetos para concessão de título de cidadania honorária de Curitiba. Um deles, de autoria de Cristiano Santos (PV), é para Fábio Renato Amaro da Silva Júnior (006.00009.2017). Nascido em 1976 na cidade de São José do Rio Preto (SP), Fabio Amaro é formado em Ciência Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas e é o titular da Delegacia de Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Curitiba.

De Mestre Pop (PSC) é a homenagem à Caroline Alcova Silva (006.00010.2017). Nascida em Cornélio Procópio, realiza trabalhos voluntários no projeto chamado Terapia Intensiva do Amor, com a personagem chamada Drª Bellinha. Em 2016, sua equipe chegou a visitar oito mil pessoas em hospitais como Cajuru, Evangélico, entre outros, além de instituições como Pequeno Cotolengo, casas de repouso e de atendimento a portadores do vírus HIV, asilos e orfanatos.

Na sessão plenária da terça-feira (17), além de votar o primeiro turno da criação do Polo Gastronômico do Uberaba, os vereadores precisam confirmar o projeto que estabelece o Polo Gastronômico do Alto Juvevê, o que dá a isenção de 50% na inscrição de competições esportivas a pessoas com mais de 60 anos e à proposição que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima. Após a aprovação da Câmara, essas três proposições seguem para a sanção do prefeito.

Quarta-feira
Na quarta-feira (18), a Câmara Municipal precisa ratificar em segunda votação a criação do Polo Gastronômico do Uberaba, a concessão do título de cidadão honorário de Curitiba a Fábio Renato Amaro da Silva Junior e também à Caroline Alcova Silva.

Já o horário reservado a Tribuna Livre está destinado a Carlos Athayde, presidente da  Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), pelos 80 anos de atuação da instituição. A proposição do tema foi da Comissão Executiva da Casa, formada por Serginho do Posto (PSDB), presidente, Bruno Pessuti (PSD) e Mauro Ignácio (PSB), primeiro e segundo secretários, respectivamente.

Confira toda pauta de segunda, terça e quarta-feira.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.