back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/09/2017 - 15:36:02

Plenário debate campanha
interna contra assédio moral

  • Para a vereadora Maria Letícia Fagundes, a campanha Assédio Moral é Crime é “sensacional”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Eu nunca tinha vivido uma situação de assédio moral na vida, até acontecer nessa Casa e nesse mandato”, disse Noemia Rocha. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Cartazes foram espalhados pelo Legislativo anunciando o início da campanha contra o assédio moral, que deve durar dois meses. (Foto: Chico Camargo/CMC)

A campanha “Assédio moral não! Ambiente de trabalho precisa ser legal”, lançada internamente nesta segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Curitiba, foi comentada em plenário pelos vereadores. Maria Letícia Fagundes (PV) disse que foi “surpreendida” pela ação, que considerou “sensacional”. “Meu carinho e admiração pelo trabalho que está sendo conduzido pela Diretoria Geral, Diretoria de Finanças, Diretoria de Recursos Humanos e Diretoria de Comunicação.”

Noemia Rocha (PMDB) parabenizou a Diretoria de Comunicação e afirmou que esta é uma agenda positiva. “Vem trazer uma reflexão, uma conscientização. Quero parabenizar quem fez todo o formato, a foto, o conteúdo, porque existe [assédio moral] mesmo, e nesse mandato”, enfatizou. Ela relatou ter sofrido assédio de alguns colegas e que já está tomando as providências necessárias.

“Fiquei muito constrangida [sobre o assédio que diz ter sofrido no Legislativo]. Eu tive uma crise de choro, não queiram passar pelo que eu passei. Sei exatamente o que sente uma vítima de assédio moral. Grosseria, machismo eu recebi” garantiu. “Quando você sofre um assédio moral publicamente, Dr. Wolmir,  é complicado. Eu falo 'Dr. Wolmir' porque ele é o corregedor e a gente já está conversando.” Na semana passada ela já havia afirmado em plenário ter sido vítima de machismo.

O presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), destacou que todos os setores  estão empenhados na campanha. “Muito oportuna, na medida que mostra que as vítimas não devem ficar caladas”, frisou ele, que advertiu: “a direção da Câmara não vai admitir essas condutas”. De acordo com Serginho do Posto, o promotor Régis Sartori virá ao Legislativo na quarta (20) para falar sobre o tema.

Assédio sexual
Maria Letícia aproveitou a oportunidade para falar sobre o crime de assédio sexual no trabalho. Lembrou que a sanção ao crime é prevista no artigo 216 do Código Penal.  “Senhores, isso é sério, isso é preocupante porque só 5% das denúncias por assédio sexual viram processos no Paraná. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, 52% das mulheres economicamente ativas já sofreram assédio sexual no trabalho, mas vários fatores contribuem para a subnotificação.”

Ela afirmou se orgulhar de fazer parte da Câmara, que atualmente “é muito sensível à causa das mulheres” e deu dicas de como comprovar o assédio sexual: ”bilhetes, cartas, mensagens eletrônicas, e-mails, depoimentos de testemunhas e o da própria vítima também têm valor como meio de prova”.

A campanha
“Assédio moral não! Ambiente de trabalho precisa ser legal” é o tema de uma campanha interna da Câmara para a conscientização de colaboradores efetivos e comissionados; chefes e subordinados; estagiários, terceirizados e vereadores. Lançada nesta segunda-feira (11) no Legislativo, vai trabalhar de forma preventiva e orientar as pessoas que aqui trabalham sobre o que é e o que não é assédio moral, dando exemplos claros de casos que configuram a prática e os que não configuram (saiba mais).



Texto:   João Cândido Martins
Edição:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.