back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/09/2017 - 16:10:59

Notas da sessão plenária
de 6 de setembro

  • Mauro Ignacio destacou a nova iluminação da avenida Manoel Ribas, no trecho entre a Via Veneto e o rio Barigui. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Noemia Rocha lembrou que no dia 28 de novembro ocorre a 1ª Convenção PMDB Mulher. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Prefeitos I
Mauro Ignacio (PSB) perguntou: “o PDT e o PT não foram governo? Por que não fizeram? Piorou tudo. 12 CMEis fechados, UPASs fechadas. Qual a solução?” Para Toninho da Farmácia (PDT) o ex-prefeito Gustavo Fruet trabalhou pela população. “Houve, por exemplo, atendimento a pessoas em situação de risco, entrega de equipamentos na maternidade do Bairro Novo e a assinatura do decreto da Linha Verde”. “O pior administrador é o que não faz, o que não tem coragem de experimentar. O nosso ex-prefeito não deixou marcas, tanto que não foi nem foi pro segundo turno. Não fez, não tentou fazer e a sociedade julgou. Já o Rafael Greca está tentando acertar”, emendou Sabino Picolo.

Prefeitos II
Para Bruno Pessuti (PSD), Greca só pode ser acusado de fazer muito e muito rápido. “Mas a intenção é acertar”, disse ele, que lembrou que desde o começo do mandato já foram 42 ruas asfaltadas até agora. “Sem falar na recente decisão de se baixar em R$ 0,20 a tarifa técnica do transporte coletivo, uma sugestão que demos durante a CPI do transporte coletivo em 2013. Será uma economia diária de R$ 140 mil, dinheiro que pode ser utilizado na renovação da frota”, raciocinou o vereador.

“Um monarca”

Noemia Rocha se disse preocupada com os projetos que chegam da prefeitura em regime de urgência. “O prefeito se acha um monarca e isso gera uma falta de debate” “O prefeito foi a público colocar a população contra os vereadores que eram contra os projetos do pacote fiscal”, lembrou ela.

Corrupção I
“Terça-feira nobre”. Essa foi a forma irônica como o vereador Felipe Braga Côrtes chamou o dia de ontem, repleto de situações de corrupção que vieram à tona por meio da imprensa. Ele destacou as situações pertinentes às olimpíadas de 2016. “Se nós ficamos em pânico com o que está acontecendo, imagine no exterior”. Para ele, os políticos devem mostrar que isso tudo pode ser diferente. “Precisamos de uma mudança no processo eleitoral do país, uma reforma política que inclua o judiciário”, defendeu Braga Côrtes.

Corrupção II
Para Sabino Picolo (DEM), as recentes revelações sobre indícios de corrupção nas Olimpíadas mostram que é necessário congratular os bons políticos brasileiros. “Aqueles que não se corrompem”. “Caiu a carapuça: além do mau político há o empresário corrupto, o pessoal que conduz o esporte”, disse o vereador que destacou que em breve a Casa vai avaliar o projeto que penaliza pichadores. “Nossa cidade anda feia. Curitiba não merece isso”, defende Sabino.

Iluminação
Mauro Ignacio (PSB) registrou uma ação da prefeitura em Santa Felicidade. “Na avenida Manuel Ribas, no trecho entre a Via Veneto e o rio Barigui”. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) instalou iluminação voltada para a calçada. “Uma medida que atinge positivamente moradores e comerciante da região”, disse Ignacio que destacou o papel do vice-prefeito e secretário de obras Eduardo Pimentel.

PMDB MUlher
Noemia Rocha informou que em 28 de novembro ocorrerá a 1ª Convenção do PMDB Mulher. “Com o intuito de fortalecer a participação das mulheres no cenário político. Apenas 8% dos políticos atuantes no país são mulheres, um deficit violento. Queremos mostrar que mulher tem sim capacidade de fazer gestão”, disse a vereadora.

Visita técnica

Oscalino do Povo (PODE) fez uma visita técnica ao bairro Guaíra em companhia do ex-vereador João Cordeiro (o João do Suco) da Regional Pinheirinho. “Foi uma visita profícua”, disse o vereador, que complementou sua fala lamentando o fechamento da Farmácia Popular.

Prevenção do suicídio

Os vereadores concordaram em enviar, à Prefeitura de Curitiba, uma sugestão da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) para que os prédios públicos sejam iluminados, em setembro, com luz de cor amarela (201.00349.2017). A medida seria uma ação de apoio à campanha “Setembro Amarelo”, criada para alertar a população a respeito do suicídio no Brasil.

General de Brigada

Começou a tramitar na Câmara de Curitiba projeto de lei, apresentado por Felipe Braga Côrtes (PSD), que indica a concessão da cidadania honorária da cidade ao general de Brigada Aléssio Oliveira da Silva (006.00012.2017). Natural de Salvador, atualmente ele é o comandante da 5ª Região Militar, com sede na capital do Paraná.

Homenagem

Está em análise no Legislativo projeto do vereador Oscalino do Povo (Pode) que indica, para denominar bem público não especificado (009.00028.2017), a pessoa de Angela Bini Bobato – falecida aos 93 anos de idade, em 2016. Era líder comunitária e religiosa, tendo trabalhado, ao lado do marido, Julio Bobato, para a fundação da Paróquia de São Cristóvão.

Utilidade pública
Tramitam na Câmara de Curitiba pedidos de declaração de utilidade pública para as associações de pais, mestres e funcionários do Colégio Estadual Eurides Brandão (014.00054.2017), proposta pelo Professor Silberto (PMDB), e do Colégio Estadual Doracy Cezarino (014.00053.2017), protocolada por Oscalino do Povo (Pode).


Texto:   José Lazaro Jr. e João Cândido Martins
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.