back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 23 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/09/2017 - 16:05:51

Arcebispo de Curitiba convida
vereadores para missa da padroeira

  • “Também sobre os vereadores parece que há uma indústria da difamação”, solidarizou-se Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo entrega capelinha ao presidente do Legislativo, Serginho do Posto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Vereadores recebem Dom Peruzzo, arcebispo de Curitiba, em reunião antes da sessão plenária. (Foto: Chico Camargo/CMC)
“No dia 8 de setembro, às 10 horas, na Catedral Basílica Menor, receberemos os novos bispos auxiliares de Curitiba durante a missa para a nossa padroeira, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e eu quero convidar os vereadores a participarem”, disse, em plenário, nesta quarta (6), o arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo. Antes ele esteve reunido, na sala de reunião do gabinete da Presidência, com vereadores católicos, pois neste mês o Movimento das Capelinhas volta ao Legislativo.

Peruzzo entregou a imagem de Nossa Senhora ao presidente do Legislativo, para que a partir de setembro a capelinha passe um dia em cada um dos 26 gabinetes parlamentares que participarão da iniciativa. “Não é para diferenciar dos irmãos evangélicos, é pela fraternidade, é para que no mês dedicado à Nossa Senhora da Luz o olhar materno de Maria acompanhe seus filhos que são vereadores e os ampare nos momentos difíceis. Que a sabedoria do alto acompanhe os seus debates”, disse o arcebispo.

Dom José Antonio Peruzzo espontaneamente comentou a situação política atual, manifestando seu apoio à instituição que é a Câmara de Vereadores. “O bem que a gente faz é escrito na areia, enquanto os erros são gravados no mármore”, afirmou, dizendo-se crítico da “indústria da difamação”. Fez um paralelo, na reunião antes do plenário, com a crise sofrida pela Igreja a partir das denúncias de pedofilia, que se abatiam, disse ele, sobre uma parcela mínima dos padres – mas causavam constrangimentos a todos.

“O Brasil vive dias nos quais parece que se tornou ordinário, normal, difamar”, manifestou-se, já no Palácio Rio Branco. “Também sobre os vereadores parece que há uma indústria da difamação”, continuou, “vim aqui prestar solidariedade, pois conheço a dor de não ser compreendido e, às vezes, de ser julgado sem que eu pudesse expressar a verdade daquilo que eu conhecia. Imagino isso [acontecendo com vocês] e uma amargura de fundo”.

“Só quero lhes dizer, de maneira muito fraterna, que faz parte da fidelidade também o despojamento e o desgosto. Que toda experiência autêntica de amor comporta às vezes momentos de dor. Recomendo-lhes, não como quem sabe que vai ensinar a outros, mas como um irmão: que busquemos ser servidores de um povo, conscientes do que a nossa gente mais precisa. O futuro dependerá da sabedoria do presente”, desejou Dom Peruzzo.

Os novos bispos auxiliares são Dom Amilton Manoel da Silva, membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), e Dom Francisco Cota de Oliveira, que já foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.