back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 23 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/09/2017 - 12:58:25

Vereadores aprovam homenagens
a Luiz Campelo e Silvano Túlio

  • Pioneiro dos esportes off-road no Brasil, Luiz Campelo receberá o título de Vulto Emérito de Curitiba por iniciativa de Serginho do Posto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Ele [Campelo] participou da construção da primeira pista de motocross do Brasil, aqui em Curitiba, nos anos 1970, na enxada”, destacou Serginho do Posto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Tito Zeglin lembrou que, para os nascidos em Curitiba, a maior homenagem que pode ser dada pelo Município é o Vulto Emérito. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Euler argumentou que o responsável por Curitiba ter recebido o primeiro evento de motocross do Brasil merece a homenagem. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “A ideia da homenagem ao Silvano Túlio é denominar uma área, na esquina das ruas Pedro Ferrari e Osvaldo Felippetto”, adiantou Felipe Braga Côrtes. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “O homenageado foi um grande homem”, disse Maria Manfron, que convive com a família em Santa Felicidade. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “É uma história bonita [a da família Túlio]. Conte com meu apoio para que essa praça aconteça”, comprometeu-se Julieta Reis. (Foto: Chico Camargo/CMC)
O plenário da Câmara Municipal aprovou, de forma unânime, nesta terça-feira (5), duas homenagens a pessoas cujas trajetórias de vida estão atreladas a de Curitiba. Serginho do Posto (PSDB) propôs que Luiz Campelo, pioneiro dos esportes off-road no Brasil, receba o título de vulto emérito (007.00002.2017), e Felipe Braga Côrtes (PSD) indicou Silvano Túlio, empresário ligado à manutenção da cultura italiana em Santa Felicidade, para nomear uma futura praça no Butiatuvinha (008.00001.2017).

Pioneiro off-road
O plenário aprovou, na presença do homenageado, a concessão do título de Vulto Emérito de Curitiba ao engenheiro Luiz Felipe Munhoz Campelo (007.00002.2017). Serginho do Posto (PSDB), autor da iniciativa e presidente do Legislativo, destacou o trabalho dele para a disseminação dos esportes automobilísticos “fora da estrada”. “Para vocês terem uma ideia, a primeira prova de motocross do Brasil foi realizada em Curitiba”, enalteceu.

“A Câmara Municipal precisa homenagear as pessoas que fazem diferença”, argumentou Serginho do Posto, lembrando o envolvimento de mais de 40 anos de Luiz Campelo com as modalidades off-road, do motocross aos jipes 4x4. “Ao longo desses anos tudo evoluiu, as motos, as pistas, e nos anos 1980 começou a profissionalização das categorias”, comentou o vereador. “Em todas as etapas, o Luiz teve participação direta, de idealizador de eventos a juiz de prova”.

A concessão da cidadania honorária de Curitiba (para homenageados que não nasceram na cidade) e do título de vulto emérito (parabenização equivalente à cidadania, destinada a quem nasceu na capital), está prevista na lei complementar 26/1999. Dentro de cada legislatura, há o limite de quatro indicações por vereador. Quem exerce mandato eletivo ou ocupa cargo em comissão na administração pública, como secretários municipais e estaduais, não podem ser homenageados.

Imigração italiana
Com 26 votos, a iniciativa de Felipe Braga Côrtes (PSD), indicando Silvano Túlio para nomear um logradouro público na cidade, passou em primeiro turno hoje no Legislativo (008.00001.2017). Ele destacou a importância da família para a região de Santa Felicidade, visto que foram expoentes no mercado dos móveis de vime. “Eles chegaram a ter a maior fábrica do Brasil”, enalteceu.

Braga Côrtes afirmou que conhece a família desde a infância e que o homenageado, Silvano, além de empresário, era ótimo cantor e trabalhou pela manutenção da cultura italiana. “Fundou o Coral Santa Cecília, que mais tarde passou a se chamar Coral Folclórico Santa Felicidade”, relatou, somando a participação do homenageado na cena local.

“Silvano foi sócio benemérito do Trieste Futebol Clube, da Sociedade Operária Beneficente Iguaçu, da Sociedade Operária Beneficente Santa Felicidade, da Sociedade Operária Recreativa Pinheirinho e do Coritiba Foot Ball Clube, no qual fez parte do conselho. Católico, foi por três vezes presidente da Congregação Mariana na Igreja Matriz São José, de Santa Felicidade”, enumerou.

“A ideia da homenagem é denominar uma área, na esquina das ruas Pedro Ferrari e Osvaldo Felippetto, que a família escolheu, onde será feita uma praça”, adiantou o vereador, apontando que a prefeitura já fez um projeto para o local. Braga Côrtes pediu o apoio dos vereadores para levantar, com emendas parlamentares, o valor para a obra no local.

Nascido nos anos 1930, Silvano Túlio faleceu em 2013. A homenagem foi elogiada em plenário. Maria Manfron (PP) destacou que a família até hoje vive na mesma área, “em frente à igreja”, que são pessoas com as quais ela convive desde que nasceu e que “merecem todo o apoio”, pois o homenageado “foi um grande homem”. Julieta Reis (DEM) lembrou que a família trouxe a muda do vime para a cidade, o que ajudou a marcar Santa Felicidade como uma região italiana. “É uma história bonita. Conte com meu apoio para que essa praça aconteça”, comprometeu-se.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.