back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 23 de agosto de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/08/2017 - 08:34:13

Outubro Rosa pode ganhar
lei própria em Curitiba

  • Campanha Outubro Rosa será oficializada no município. A Câmara já ilumina a faxada desde 2015 durante todo o mês de outubro com a cor do tema para lembrar da importância dos exames de prevenção. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Dr. Wolmir Aguiar apresentou um substitutivo geral ao projeto que criaria um comitê de combate à doença. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Outubro já é conhecido mundialmente desde a década de 1990 como o mês do combate ao câncer de mama. A Prefeitura de Curitiba e a Câmara Municipal aderem às companhas de prevenção anualmente para conscientizar as mulheres da necessidade de realizar exames para detectar a doença previamente, mas ainda não existe uma lei que oficialize a data no município. Pensando nisso, o vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC) protocolou um projeto de lei para instituir no Calendário Oficial do Município a campanha denominada “Mês Outubro Rosa”.

A matéria é um substitutivo geral (031.00025.2017) a um projeto que originalmente criava o Comitê de Tolerância Zero para a Mortalidade por Câncer de Mama (005.00051.2017). A ideia inicial precisou ser descartada por conta de uma orientação da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa, que afirmou que a criação de um comitê é de iniciativa privativa do Poder Executivo, pois geraria despesas. “Ademais, cabe ressaltar que o projeto em comento não dispõe sobre como será custeado esse comitê. Assim, caso exista verba pública envolvida deverá ser apresentada a fonte de custeio e o impacto financeiro de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, emenda o documento.

O projeto estabelece que a campanha deverá observar o que determina a lei 9.000/1997, que institui o Código de Saúde de Curitiba.  O artigo 79 da norma fala sobre a saúde da mulher e a inclusão de
ações individuais e coletivas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde para a “orientação e encaminhamento das mulheres a partir da idade reprodutiva e após menopausa, para realizar a prevenção periódica do câncer cervicouterino e do câncer mamário, inclusive com ações educativas que propiciem a realização do autoexame das mamas”.   

Tramitação
A matéria já foi aprovado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e agora está sob a análise da Comissão de Economia, Finanças e  Fiscalização. Ainda precisa passar pelos colegiados de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte e de Serviço Público antes de ir a votação em plenário em primeiro e segundo turnos e, posteriormente, encaminhado ao prefeito para sanção ou veto.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.