back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de outubro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/08/2017 - 15:42:28

Notas da sessão plenária
de 7 de agosto – 1ª edição

  • O plenário derrubou indicação de sugestão ao Executivo de Jairo Marcelino para que a Linha Verde passe a ser denominada avenida Brasil. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Julieta Reis destacou que a Lei Maria da Penha completa 11 anos nesta segunda-feira, dia 7 de agosto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Maria Leticia Fagundes (PV) disse que a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba fez 10 mil atendimentos em 2016. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Tico Kuzma celebrou o início da revitalização da rua João Bonat, no Novo Mundo, que ele cobrava desde 2014. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Avenida Brasil I
O plenário rejeitou, em votação simbólica, a indicação de sugestão ao Executivo de Jairo Marcelino (PSD) que pretendia denominar a Linha Verde de avenida Brasil (201.00330.2017). É de iniciativa do vereador o projeto que deu origem à lei municipal 13.532/2010, para que um logradouro da cidade receba o nome de avenida Brasil. (Foto 1)

Avenida Brasil II
“Somos a única capital brasileira que não tem uma avenida Brasil. Nós já aprovamos a lei, só falta escolher o lugar. De verde lá [na Linha Verde, antiga BR 116] não tem nada. Assim homenageamos também nosso país”, argumentou Marcelino. Em resposta à vereadora Julieta Reis (DEM), ele havia afirmado que a proposta era só “para a canaleta”, e não para as marginais, que já são denominadas de avenidas Governador Ney Braga e Governador José Richa, por meio da lei municipal 12.548/2007.

Lei Maria da Penha I

Julieta Reis (DEM) destacou que a Lei Maria da Penha completa 11 anos. “No dia 7 de agosto de 2006 a Presidência da República sancionava a lei 11.340, que ficou conhecida como Lei Maria da Penha. Ela estabeleceu um parâmetro legal para que as pessoas tenham a consciência que ninguém é dono de ninguém.” De acordo com do Ministério Público do Paraná (MP-PR) sobre a violência contra a mulher em Curitiba, só os bairros Lamenha Pequena e Riviera não registraram casos. Já a CIC e o Sítio Cercado lideraram os crimes. (Foto 2)

Lei Maria da Penha II

“Curitiba tem poucos motivos para comemorar”, alertou Julieta. Ainda segundo os dados do MP-PR, entre junho de 2014 e de 2015 a cidade registrou 2.867 casos de violência contra a mulher. “É o equivalente a 8 casos por dia, ou a um registro a cada 3 horas. Mas no comparativo ao primeiro semestre de 2014, houve a redução de casos”, acrescentou. Em registro ao plenário, Maria Leticia Fagundes (PV) afirmou que a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba fez 10 mil atendimentos em 2016. (Foto 3)

Rivivere L'Italia

Mauro Ignacio (PSB) foi à tribuna para defender a aprovação do requerimento de Maria Manfron que solicita votos de Congratulações e Aplausos pelos 30 anos de apresentação do programa Rivivere L'Italia (077.00256.2017). O vereador congratulou os apresentadores Pedro (Pedrinho) e César Culpi “pela divulgação da etnia italiana no Brasil”. Maria Manfron (PP), autora da matéria, disse sentir muito orgulho por ser vizinha de Pedro e César Culpi. “É muito importante o trabalho que os dois [pai e filho] realizam”, disse ela.

Pesar I

O plenário observou um minuto de silêncio em lembrança ao falecimentos de moradores de Curitiba. Geovane Fernandes (PTB) registrou a morte de João Derosso, aos 89 anos de idade, que foi vereador na capital entre os anos de 1964 a 1988, tendo completado cinco mandatos consecutivos. Tito Zeglin (PDT) destacou que João Derosso foi um dos “melhores vereadores que esta Casa já teve”.

Pesar II
Professora Josete (PT) lamentou o falecimento, na última quinta-feira (3), da professora Maria Tereza Cardoso Aranovich, servidora da rede municipal. “Ela nasceu em 1955 e nos deixou de forma prematura, rápida, um câncer lhe tirou a  vida.” Maria Tereza, disse a vereadora, “era referência aos educadores”. “Quando eu entrei na rede, em 1985, ela já fazia sua militância há algum tempo. Estava sempre presente nas lutas, nas mobilizações. Era um ser humano muito generoso. Foi uma das fundadoras na associação do magistério, enfrentou a ditadura militar.” Participou da primeira direção à frente do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal, entre 1989 e 1992. “Foi uma grande guerreira e era respeitada por todos, até mesmo pelos que discordavam dela”, elogiou a parlamentar.

Pesar III
Wolmir Aguiar (PSC) lembrou do falecimento de Léqueria Zdrojewski, mais conhecida como “pastora Lia”, esposa do pastor Eduardo Zdrojewski, dirigente da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba. Já Oscalino do Povo (PODE) lamentou a morte do engenheiro da Copel João Carlos Calvo, aos 87 anos.

Partido
Noemia Rocha (PMDB) registrou a eleição da nova diretoria de seu partido em Curitiba. “A eleição foi no sábado (5) e venceu a chapa “Novo Movimento Democrático”, apoiada pelo senador Roberto Requião. A nova executiva municipal será presidida por Rafael Xavier, o vice-presidente será Paikan Salomon de Mello e Silva e o secretário-geral o vereador Silberto Cardoso.

Rua João Bonat
“Recebemos [durante a manhã] a visita de duas alunas do Colégio Estadual João Loyola, no Pinheirinho, e elas perguntavam sobre a função do vereador. Uma delas é fiscalizar”, disse o vereador Tico Kuzma (Pros). “Nesse sentido, desde 2014 a gente vem cobrando a revitalização da rua João Bonat [entre a rua General Potiguara e a avenida República Argentina, no Novo Mundo]. Ela estava prevista nos orçamentos de 2014, de 2015, de 2016 e de 2017. No início do ano, em pedido de informações [062.00012.2017], cobramos novamente e a prefeitura informou que a obra estava prevista. Em audiência pública apresentamos ofício, com abaixo-assinado, e hoje recebo uma boa notícia. O secretário municipal de Obras [Eduardo Pimentel] disse que as obras foram iniciadas. As máquinas estão na rua.” (Foto 4)


Texto:   Fernanda Foggiato e Marcio Alves da Silva
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.