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Curitiba, 17 de outubro de 2017
 
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Data: 07/08/2017 - 14:34:37

Plenário libera patrocínio de
cervejarias a carnaval de Curitiba

  • Para Beto Moraes, autor da proposta, com dinheiro do patrocínio privado para carnaval, poder público poderia investir em outras áreas. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • De acordo com Sabino Picolo, orçamento público “mal e mal dá pra pagar o funcionalismo e os gastos com educação e saúde. Portanto temos de buscar incentivos no setor privado”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Maria Leticia Fagundes acredita que Curitiba deveria investir mais em turismo. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Felipe Braga Côrtes lembrou que na Comissão de Legislação propôs emenda aditiva ao projeto, com ideia de contrapartida educacional por parte das empresas. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Serginho do Posto, presidente da Câmara, destacou que na gestão anterior foi autorizada a propaganda e a venda de bebidas alcoólicas por meio de decreto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Com 25 votos favoráveis e dois contrários, de Noemia Rocha (PMDB) e Oscalino do Povo (Pode), foi aprovado o projeto de autoria do vereador Beto Moraes (PSDB) que autoriza o patrocínio do carnaval por empresas produtoras e distribuidoras de bebidas, especialmente cervejarias (005.00084.2017). A decisão foi tomada durante a sessão plenária da Câmara de Curitiba desta segunda-feira (7). Na prática, o projeto altera lei nº 14.156/2012 que declara o carnaval de Curitiba como festa oficial.

Para Moraes, são conhecidas as dificuldades que as escolas de samba enfrentam para realizar seus desfiles. “Com o patrocínio privado, o dinheiro público que seria destinado ao carnaval poderia ser investido em outras prioridades, como creches, por exemplo”. Julieta Reis (DEM) lembrou que muitos não apreciam o carnaval curitibano, “mas nós não concordamos com isso”, afirmou ela. “Carnaval além de ser cultura popular gera emprego, renda”.

No mesmo sentido, se manifestou o vereador Sabino Picolo (DEM) que destacou o fato do poder público não ter mais arrecadação para patrocinar atividades como esportes e carnaval. “Mal dá para pagar o funcionalismo e os gastos com educação e saúde. Portanto temos de buscar incentivos no setor privado”. Para a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), Curitiba não desenvolveu fortemente a questão do turismo. “Não tem Linha Turismo na segunda-feira”, reclamou ela. Jairo Marcelino (PSD) apelou para que a Linha Turismo volte a passar em frente ao Estádio Joaquim Américo.

O presidente da Câmara Serginho do Posto (PSDB) apontou que, na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet, por quatro anos, foi autorizada a propaganda e a venda de bebidas alcoólicas por meio de decreto. Em resposta, Goura (PDT) lembrou  que o mesmo procedimento estaria sendo feito agora, em relação ao Uber.

“A bancada evangélica alegou que a medida poderia gerar consumo excessivo de álcool, mas isso não vai acontecer, temos de ser realistas. Se essas parcerias existem em São Paulo e no Rio de Janeiro, por que não aqui?” perguntou o vereador Felipe Braga Côrtes (PSD). Ele lembrou que na Comissão de Legislação, Justiça e Redação sugeriu emenda aditiva para uma contrapartida em forma de campanha educativa por parte das empresas. A emenda (032.00002.2017) foi aprovada com 24 votos favoráveis e um contrário.

Também se manifestaram os vereadores Maria Manfron (PP), Bruno Pessuti (PSD), Oscalino do Povo, Helio Wirbiski (PPS), e Professor Euler (PSD).


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


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