back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/07/2017 - 14:37:29

Projeto incentiva clientes a
conferirem validade dos produtos

  • Projeto determina que produtos vencidos sejam trocados gratuitamente por outros, dentro do prazo. (Foto: Arquivo/CMC)
  • “Pela proposta, o cidadão passa a auxiliar diária e diretamente os órgãos fiscalizadores”, defende Dr. Wolmir. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Que tal receber um produto de graça se, ao checar a data de validade dele, perceber que o estabelecimento estava a vendê-lo vencido? É o que propõe o vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), em projeto de lei que tramita na Câmara de Curitiba (005.00231.2017). A intenção, diz o parlamentar, é incentivar os consumidores a checarem o prazo de validade do que compram.

“Pela proposta, o cidadão passa a auxiliar diária e diretamente os órgãos fiscalizadores, promovendo o equilíbrio nas relações de consumo e incentivando os fornecedores a desenvolverem meios ainda mais eficientes de controle de qualidade”, argumenta Dr. Wolmir. No projeto, ele diz que a ideia foi inspirada na campanha “De olho na validade”, realizada em 2015 pelo Procon-PR, pela Associação Paranaense de Supermercados, pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Ministério Público do Paraná.

O projeto do Dr. Wolmir determina que, uma vez constatado pelo consumidor que o produto está vencido, ele deverá ser trocado gratuitamente, em igual quantidade e preço, por outro idêntico ou similar. “Além de estimular que o consumidor confira o prazo, pede que o fornecedor busque uma solução imediata ao problema pelo fornecedor”, justifica o vereador.

Segundo a proposta, não havendo produto idêntico com prazo de validade regular, o consumidor poderá optar por receber gratuitamente “qualquer outro de igual característica e composição”. Se ele tiver valor superior, a diferença deverá ser paga pelo consumidor. Além disso, os estabelecimentos terão que afixar em local visível aos consumidores, de forma clara e objetiva, a cópia da lei municipal.


Texto:   Da Redação
Edição:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.