back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/07/2017 - 15:05:35

Vereador quer locais turísticos
sinalizados com QR code

  • Em Curitiba, o dispositivo QR code é usado, por exemplo, na Rua das Flores. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Thiago Ferro propôs a implantação do QR Code, um sistema de código de barras com dados sobre locais turísticos de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Está em análise na Câmara Municipal projeto de lei que pretende modernizar a forma como as pessoas se relacionam com o patrimônio turístico, cultural e ambiental de Curitiba (005.00240.2017). A proposta é do vereador Thiago Ferro (PSDB), que sugere o acesso às informações por meio do QR Code, tecnologia que pode ser impressa em uma placa, por exemplo, e lida por dispositivos equipados com câmeras, como telefones celulares e tablets. Após escanear o código, com o equipamento conectado à internet, o usuário é redirecionado para uma página específica e pode acessar diferentes conteúdos.

“O visitante poderá ter acesso a um texto interativo explicando sobre o patrimônio histórico e cultural. Serão fornecidas informações gerais sobre o lugar, monumento, paisagens e características arquitetônicas locais, além de oferecer explicações de contexto regional e histórico. Também poderá verificar outros dados, como possibilidades de visitação, sugestões de roteiros e informações sobre distâncias”, explica o parlamentar.

Conforme o projeto, o QR Code será instalado em placas de logradouro, estações tubo, praças, monumentos, parques, teatros, bibliotecas, museus, casas de cultura, calçadas históricas e outros. De preferência, o sistema estará em no mínimo três línguas: português, inglês e espanhol.

Ainda segundo Thiago Ferro, entre os benefícios trazidos pelo QR CODE, destaque para a inclusão cultural não só dos turistas como também dos curitibanos. “A nova tecnologia servirá como uma espécie de museu a céu aberto, possibilitando um aculturamento dos nossos espaços públicos e o privilégio de obter a informação de forma simples e ágil sobre o patrimônio histórico e cultural”. O vereador esclarece que o uso de códigos QR é livre de qualquer licença, sendo definido e publicado como um padrão ISO.

Tramitação

Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária do dia 17 de maio, o projeto de lei começou a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria receberá uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois tramitará pelas comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo seu teor. Depois de passar pelas comissões, estará apto para entrar na ordem do dia e, se for aprovado pelo plenário, faltará a sanção do prefeito para virar lei.



Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.