back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 29 de julho de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/07/2017 - 14:52:43

Ruas em frente a escolas
podem ter mão única

  • O projeto pretende converter em vias de mão única as ruas em frente a instituições de ensino públicas e privadas de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Para Mestre Pop, a medida proporcionaria mais segurança aos estudantes. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal pretende transformar em vias de mão única as ruas onde se localizam instituições de ensino públicas e privadas em Curitiba. A proposição (005.00238.2017), justifica o autor da matéria, o vereador Mestre Pop (PSC), “visa organizar e, principalmente, conferir segurança no trânsito em frente às escolas, nos horários de entrada e saída de alunos”.

Segundo o texto, a lei abrangeria as ruas com estabelecimentos de educação infantil, ensino fundamental, médio, pós-médio e superior. A proposição afirma que o órgão de trânsito competente poderá implantar a via de mão única apenas no quarteirão onde esteja o portão principal da instituição. Caso esta fique em uma avenida, o projeto também determina a disponibilização de um agente de trânsito nos horários de entrada e saída dos estudantes, para organizar o fluxo de veículos.

A justificativa da proposição defende que “a segurança nas vias públicas e a conscientização de que a educação para o trânsito é uma questão, acima de tudo, de cidadania”. Se a matéria for aprovada e sancionada, a lei entrará em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Tramitação
Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária do dia 16 de maio, o projeto de lei começou a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria receberá uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois tramitará pelas comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo seu teor. Depois de passar pelas comissões, estará apto para entrar na ordem do dia e, se for aprovado pelo plenário, faltará a sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.