back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 19/05/2017 - 10:08:51

Plenário vota criação do
programa Adote uma Escola

  • O programa Adote uma Escola seria destinado a empresas, que em contrapartida poderiam explorar espaço publicitário do equipamento público. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara de Curitiba analisa, na sessão desta desta terça-feira (23), projeto de lei que pretende instituir na cidade o programa Adote uma Escola. Proposta por Geovane Fernandes (PTB), a iniciativa seria voltada a pessoas jurídicas, que prestam serviços estruturais ou fariam doações à escola municipal ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) adotado. Em contrapartida, a empresa poderia explorar espaço publicitário do equipamento público.

Fernandes defende que a ideia do projeto (005.00175.2017, com o substitutivo 031.00014.2017) é promover a “recuperação, revitalização e conservação de escolas e CMEIs” e, ao mesmo tempo, “reduzir o custo do Município em relação aos referidos equipamentos”. Problemas estruturais na rede municipal de ensino vêm sendo debatidos pelos vereadores, tanto em plenário quanto na Comissão de Educação. No início do mês, por exemplo, Professor Silberto (PMDB) alertou ao acidente que feriu um aluno da Escola Municipal Professor José Cavallin, no bairro Sítio Cercado, e o atribuiu à falta de manutenção (leia mais).

Segundo o texto, os serviços referentes à parte estrutural são pinturas e pequenas reformas, por exemplo. Quanto às doações, o vereador afirma que elas poderão ser de materiais didáticos, como livros, e de tecnologia, como computadores e tablets. Para participar do programa, a empresa assinaria um termo de acordo com a Prefeitura de Curitiba, a quem caberia regulamentar a lei. Se aprovada pelo plenário em dois turnos de votação e sancionada pelo prefeito, a norma entrará em vigor 120 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.

Também estão na pauta da próxima terça, para votação em primeiro turno, projetos de lei para denominação de logradouros públicos. A proposição (008.00005.2017) de Beto Moraes (PSDB) indica uma rua para receber o nome de Irma Ragalsky, falecida em novembro de 2015. Ela se destacou pelo trabalho filantrópico, como no Lar dos Meninos e no departamento de doações da empresa Nestlé. Em 2007 fundou, em sua própria casa, o Clube de Mães Itamarati, com atendimento social a cerca de 250 famílias.

De Julieta Reis (DEM) é o projeto (009.00014.2017) para denominar logradouro não especificado de Ronald Sanson Stresser, advogado e jornalista falecido em setembro de 2012. Ele foi fundador e concessionário da Rádio Ouro Verde AM de Curitiba, concessionário da Rádio Colombo, fundador do jornal Diário do Paraná, professor catedrático da Universidade Federal do Paraná (UFPR), correspondente internacional e fundador e diretor da TV Paraná Canal 6 e da TV Coroados, de Londrina.

Corrida dos Garçons
Na segunda-feira (22), a Câmara Municipal analisa em primeiro turno projeto de lei de Mauro Ignácio (PSB) para instituir no calendário oficial o evento Corrida dos Garçons em Santa Felicidade, em 11 de agosto ou na segunda-feira mais próxima (005.00120.2017). O vereador justifica que a atividade já é uma uma tradição na cidade, e que “busca trazer aos participantes momentos de descontração e confraternização”.

Retorna à pauta, para segunda votação, proposta de lei de Mauro Ignácio para que o calendário oficial contemple o Dia do Garçom, a ser comemorado em 11 de agosto (005.00119.2017). O vereador diz que a data é comemorada desde 1999 (saiba mais).

Os vereadores também deliberam sobre a denominação de logradouro público de José Stangler Turkiewicz, proposta (009.00017.2017) de Pier Petruzziello (PTB). O gaúcho de Santo Ângelo chegou a Curitiba na infância. Trabalhou por mais de 30 anos com o comércio e foi sócio da rede de lojas Disapel. Após o fechamento da empresa dedicou-se à pecuária. Faleceu em março de 2014, em um acidente de carro.

Confira as pautas de segunda e de terça. Na quarta-feira (24), a ordem do dia será reservada à prestação de contas quadrimestral da Secretaria Municipal da Saúde (leia mais).


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.