back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 23 de julho de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 17/05/2017 - 12:43:52

Adquirido por vereadores, tomógrafo
atende 20 mil pessoas por ano

  • “O novo tomógrafo dá muito mais segurança ao diagnóstico”, agradeceu Álvaro Quintas, diretor da área de Saúde do Grupo Marista. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “É bom saber que conseguimos colaborar diretamente com a sociedade”, disse Paulo Rink. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Noemia Rocha perguntou sobre novos equipamentos. “Estamos no limite da capacidade de atendimento”, respondeu Quintas. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Tomógrafo axial computadorizado adquirido com recurso de emendas parlamentares para o Hospital Cajuru. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Para agradecer pelo R$ 1,085 milhão que possibilitou a aquisição de um tomógrafo axial computadorizado, o diretor da área de Saúde do Grupo Marista, e responsável pela gestão do Hospital Universitário Cajuru, Álvaro Quintas, esteve hoje (17) na Câmara de Curitiba. Em 2015, o equipamento foi inaugurado e atualmente, segundo Quintas, atende 1,7 mil pacientes por mês, superando 20 mil pessoas ao ano.

O recurso foi obtido graças à contribuição de 32 vereadores (leia mais), via emendas parlamentares, que são pedidos que os vereadores fazem para incluir no orçamento da cidade despesas específicas, como essa voltada à Saúde.

“Por dificuldades do sistema de saúde [municipal], o tomógrafo computadorizado do Hospital Cajuru agora atende toda a rede, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e outros hospitais”, relatou Álvaro Quintas. “Antes nós tínhamos um tomógrafo de um canal, que era da década de 1990. Este, adquirido com as emendas parlamentares, tem 16 canais. Dá muito mais segurança no diagnóstico, além de possibilitar melhor qualidade de ensino aos futuros profissionais de saúde”, completou.

O vereador Paulo Rink (PR) elogiou a disposição do diretor do Grupo Marista em prestar contas do equipamento na Câmara de Curitiba. “É bom saber que conseguimos colaborar diretamente com a sociedade”, disse o parlamentar. Noemia Rocha (PMDB) perguntou qual novo equipamento poderia ser adquirido, caso as emendas fossem novamente mobilizadas. “Trazer equipamento novo é mais custeio depois, um custo que fica para nós [do hospital]. Estamos no limite do nosso atendimento”, respondeu Quintas.

Responsável pelo Cajuru, ele disse que trará aos vereadores, no segundo semestre, proposta para emendas voltadas à recomposição dos centros cirúrgicos e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), cuja demanda por marca-passos e cardiógrafos, por exemplo, é constante. “Ontem tivermos a triste notícia do fechamento de 400 leitos na Santa Casa da cidade de Belo Horizonte, uma referência de hospital filantrópico. O atendimento tem diminuído [no país] por falta de financiamento”, completou Quintas, “que continua contando com a colaboração [dos vereadores]”.

Emendas parlamentares
Desde 2005, os vereadores de Curitiba têm cota individual para emendas ao orçamento da cidade, estabelecida em consenso com o Executivo e garantida mediante remanejamento de recursos geralmente estocados na rubrica “reserva de contingência”. Para 2017, por exemplo, cada um dos 38 parlamentares pôde indicar até R$ 700 mil em emendas, para reforçar ações institucionais já previstas na Lei Orçamentária Anual.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.