back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 17/05/2017 - 09:26:13

Projeto inclui novos serviços na lei
de incentivo a empresas de software

  • Projeto que tramita na Câmara de Curitiba inclui novos serviços na lei de incentivo a empresas de software. (Foto: Marcelo Camargo/EBC)
  • Os autores do projeto, Felipe Braga Côrtes, Bruno Pessuti e Helio Wirbiski disseram que o objetivo é acompanhar a evolução tecnológica. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A lei complementar 22/1998 que dispõe sobre incentivos fiscais para empresas que desenvolvem programas de software pode ser modificada. Os vereadores Helio Wirbiski (PPS), Felipe Braga Côrtes e Bruno Pessuti, ambos do PSD, querem acrescentar novos serviços à lista de atividades que recebem o incentivo e apresentaram um projeto de lei complementar (002.00019.2017) na Câmara de Curitiba.

“A presente proposição tem como objetivo ajustar os benefícios da referida lei, fazendo uma adequação para acompanhar a evolução tecnológica, com os novos equipamentos que propiciam novas aplicações de modelos comerciais e a própria integração da maturação de cadeia de valor. Essa demanda vem suprir e satisfazer as necessidades para soluções mais complexas dos usuários dessa tecnologia”, justificam os parlamentares no projeto.

O parágrafo 3º do artigo 3° da lei beneficia exclusivamente a produção de software e a realização de serviços de comunicação de dados que atuem como suporte a essa produção, dentro dos limites do Setor Especial do Parque de Software da Cidade Industrial de Curitiba, não alcançando outros bens e serviços que eventualmente ali sejam produzidos.

A nova redação é mais abrangente. Além da produção de software e suporte, contempla ainda serviços como configuração e manutenção de programas de computação e banco de dados; análise e desenvolvimento de sistemas; processamento de dados; licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação; manutenção e atualização de páginas eletrônicas; treinamento em informática; reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos; provedores de voz sobre protocolo de internet (Voip), dentre outros serviços.

“As empresas beneficiadas, em contrapartida estarão participando, de forma gratuita, com as instituições de ensino público na área de informática, proporcionando aos alunos aprendizado, aperfeiçoamento profissional, preparando-os para o mercado de trabalho, e também o desenvolvimento integral com a valorização pessoal e profissional, tornando-os cidadãos conscientes e agregando valores sociais”, argumentam os propositores.

Benefícios
Os incentivos fiscais concedidos às empresas instaladas no Setor Especial do Parque de Software da Cidade Industrial de Curitiba pelo artigo anterior são: alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) de 2% (enquanto das demais é de 5%); isenção do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), por ato inter vivos , quando da aquisição de terreno localizado no Setor Especial do Parque de Software destinado à implantação da empresa ou ampliação de sua área física; isenção, pelo prazo de 10 anos, do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), taxas pelo exercício do poder de polícia e contribuição de melhoria.

Tramitação
Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária do dia 10 de abril, o projeto de lei começou a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois tramita pelas comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.