back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 17/05/2017 - 09:02:09

Resultados da análise da água
poderão ser públicos

  • Projeto do vereador Bruno Pessuti propõe que os resultados das análises da água de Curitiba sejam tornados públicos. (Foto: Arquivo/CMC)
  • Segundo Pessuti, há diversos corpos hídricos em Curitiba, mas estão poluídos devido ao lançamento de resíduos domésticos e industriais. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Bruno Pessuti (PSD) que pretende tornar públicos os resultados das análises de qualidade da água dos corpos hídricos na cidade de Curitiba. A justificativa de seu projeto de lei (005.00174.2017) lembra que Curitiba é reconhecida internacionalmente por temas relacionados ao meio ambiente, mas que a relação entre a cidade e seus rios é complexa.  

“Quando analisamos as ações e propostas até então executadas e apresentadas para fins de gestão de recursos hídricos em Curitiba, nos deparamos com princípios que consideram apenas razões técnicas e reducionistas, como por exemplo, a canalização dos rios. O planejamento das cidades sustentáveis deve contar com uma urbanização de menor impacto e menos desnaturalizante, que possibilite o encontro da cidade com o seu patrimônio natural”, justificativa o parlamentar no projeto.

Segundo Pessuti, Curitiba possui diversos corpos hídricos em sua extensão geográfica, mas eles estão em “acentuada degradação ambiental, devido ao lançamento de efluentes domésticos e industriais, resíduos sólidos, degradação de sua geomorfologia e poluição difusa”. As consequências disso são a contaminação dos lençóis freático e aquífero e a transformação do rio em um vetor de transmissão de doenças.

Ele também lembra que a garantia de acesso às informações quanto ao meio ambiente é dada pela Política Municipal do Meio Ambiente (lei 7.833/1991), que atribui essa competência à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O monitoramento da qualidade da água do município é feita por meio de análises periódicas estabelecidas pelo Contrato de Concessão 13.453, assinado entre a prefeitura e a Sanepar. “O presente projeto de lei visa garantir à População que o resultado dessas análises estejam disponíveis para consulta, visando garantir o que determina a Política Municipal do Meio Ambiente”, diz a justificativa do projeto.

Tramitação
A proposta já recebeu parecer da Procuradoria Jurídica e está na Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   João Cândido Martins
Edição:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.