back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 16/05/2017 - 14:49:57

Notas da sessão plenária
de 16 de maio

  • Para Noemia, deve-se pensar na revogação de leis que concedem determinadas isenções de IPTU. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Para Josete, os vereadores “precisam ser mais críticos em relação às atitudes do prefeito Rafael Greca”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Isentos do IPTU I
Designada para relatar na Comissão de Legislação o projeto do Executivo que pretende desvincular a cobrança da taxa de lixo do IPTU, Noemia Rocha (PMDB) questionou isenções apontadas em anexo à mensagem (002.00015.2017). “O documento indica 622 hotéis isentos do IPTU, que são instituições lucrativas. Também constam 195 CICs. O que são? Mas o que mais me preocupou é a quantidade de comércios com isenção [96.771]”, afirmou. (Foto 1)

Isentos do IPTU II

Para Noemia, deve-se pensar na revogação de leis que concedem determinadas isenções de IPTU. A vereadora, no entanto, defendeu a imunidade para os templos religiosos: “Até porque os grandes templos tratam seu lixo”. Mestre Pop (PSC) completou que “as igrejas são as maiores instituições não governamentais que recuperam usuários de drogas e os reinserem na sociedade”.

Mais críticos I
“As cidades não podem ser reféns de reivindicações que não podem ser cumpridas, as cidades têm que servir à população, antes de servir aos interesses de avanços salariais dos funcionários”, disse Rafael Greca, em reunião com outros prefeitos da região metropolitana, conforme notícia no site do Prefeitura de Curitiba. O trecho foi lido pela vereadora Professora Josete (PT) no fim da sessão.

Mais críticos II
Para Josete, os vereadores “precisam ser mais críticos em relação às atitudes do prefeito Rafael Greca”. “[Ele falou] como se os servidores não fossem cidadãos e cidadãs. Ninguém está pedindo aumento real, apenas o reajuste da inflação”, acrescentou, somando que lamenta o debate com os outros prefeitos ter ocorrido nesses termos. (Foto 2)

Impacto financeiro
A vereadora Katia Dittrich (SD) encaminhou pedido de informação ao Executivo solicitando que a Prefeitura de Curitiba estime o impacto financeiro de projeto de lei que isentaria de ISS clínicas veterinárias (032.00264.2017). A proposição é dela e sugere que clínicas que prestem serviços gratuitos à população de baixa renda tenham essa contrapartida (002.00009.2017).

Creches municipais
“Famílias não estão podendo colocar seus filhos em algumas creches municipais, pois não há profissionais para atender a grande demanda da população”, diz Paulo Rink (PR), em justificativa de pedido de informação (062.00265.2017). Ele pergunta ao Executivo quando será feita a contratação ou reposição por remanejamento de servidores municipais nas creches.

Em tramitação
Começou a tramitar oficialmente no Legislativo, com a leitura no pequeno expediente da sessão, projeto de lei para declarar de utilidade pública municipal a Casa Pró-Vida Mãe Imaculada (014.00027.2017). A proposição é do vereador Tito Zeglin (PDT).

Nossa Feira
O plenário acatou indicação de sugestão ao Executivo para a ampliação do programa municipal Nossa Feira (201.00249.2017). A ideia da vereadora Kátia Dittrich (SD) é que a atividade seja realizada semanalmente ou quinzenalmente.

Obituário

Tito Zeglin (PDT) registrou o falecimento de Mario Sebastião, no último domingo (14). Segundo o vereador, ele “trabalhou por muitos anos na Câmara de Curitiba”.

Data comemorativa

“Ninguém faz um trabalho tão significativo como esse. Parabéns aos garis”, disse Oscalino do Povo (PTN), ao comentar que nesta terça, 16 de maio, é celebrado o Dia do Gari.


Texto:   Fernanda Foggiato, José Lazaro Jr. e Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.