back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 16/05/2017 - 08:33:58

Proposta assistência aos projetos
de habitação de interesse social

  • Projeto propõe assistência nas áreas de engenharia e arquitetura às construções de famílias carentes. (Foto: Arquivo/CMC)
  • Professora Josete defende que o direito social à moradia está previsto pela Constituição Federal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Projeto de autoria da vereadora Professora Josete (PT) pretende regulamentar a assistência jurídica e técnica, de forma gratuita, nas áreas de engenharia e arquitetura, aos projetos e construções de habitação de interesse social (005.00223.2017). O objetivo, segundo ela, é atender “pessoas ou grupos organizados carentes de recursos financeiros, entendendo-se essa assistência como um direito integrante do direito social à moradia previsto pela Constituição Federal, como um direito de segunda geração, que impõe responsabilidades diretas ao Poder Público com vistas à sua efetivação.”

Para Josete, o projeto está em acordo com a lei federal 11.888/2008 que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Também em consonância com a lei municipal 14.771/2015, que dispõe sobre a revisão do plano diretor de Curitiba, conforme está previsto em seu artigo 80, que trata das diretrizes gerais da política de habitação de interesse social.

O projeto é dividido em 4 capítulos: do direito à Assistência Técnica; do Programa de Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social; da Assistência Jurídica; e disposições finais. Estabelece que o município deverá oferecer os serviços de assistência de forma permanente e gratuita, nas áreas de engenharia e arquitetura. Além disso, também cria o Programa Municipal de Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social (Athis).

O texto de justificativa destaca que a proposição é necessária em razão do aumento da concentração urbana. “Hoje, mais de 80% da população brasileira se localiza nas cidades, em especial nas regiões metropolitanas, na maioria em precárias condições de emprego, habitação, transporte, segurança, etc. Esse quadro, no que se refere à ocupação do espaço é, na maior parte das vezes, caótico. As populações carentes, discriminadas pelo sistema dominante, veem-se totalmente desprotegidas de serviços, destacando-se no caso a falta de habitação e/ou a sua localização em áreas de risco, em locais inconvenientes para a vida digna”, diz a vereadora na justificativa da proposta.

Tramitação
Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária do dia 25 de abril, o projeto de lei começou a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.