back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 23 de novembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 20/04/2017 - 16:25:13

Reúso de água em lava cars
retorna à pauta do plenário

  • Reutilização da água usada na lavagem de veículos valeria em lava cars, revendedores de combustíveis, empresas de ônibus e concessionárias de veículos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Adiado por quatro sessões na última segunda-feira (17), o projeto de lei que determina a instalação de equipamentos ou sistemas de tratamento para reutilização da água usada para a lavagem de veículos retorna à ordem do dia nesta terça-feira (25). A proposta (005.00023.2017) de Helio Wirbiski (PPS) abrangeria, por exemplo, lava cars, revendedores de combustíveis, empresas de ônibus e concessionárias de veículos.

A matéria afirma que os sistemas serviriam para a captação, tratamento e armazenamento de água da chuva; de poço artesiano; ou para reaproveitamento da água servida. No debate em plenário, os vereadores destacaram a preocupação com o meio ambiente. No entanto, o líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB), sugeriu que o texto fosse discutido por Wirbiski com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Se o projeto for aprovado pelos vereadores e sancionado pela Prefeitura de Curitiba, as empresas terão 180 dias para a adaptação à norma, após a publicação da lei no Diário Oficial do Município (DOM). O infrator poderá ser punido com multa de R$ 1,5 mil, dobrada em caso de reincidência.

Além dos segundos turnos dos projetos aprovados na véspera, os vereadores votarão duas propostas de lei em primeiro turno. De Doutor Wolmir Aguiar (PSC) é o projeto (005.00054.2017) que pretende comemorar em Curitiba, em 31 de outubro, o Dia da Reforma Protestante. A ideia é que a Câmara promova “uma sessão especial para para homenagear as igrejas evangélicas com representação no município, em coordenação conjunta com o Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos” (leia mais).

A outra proposição é de Julieta Reis (DEM) e denomina um logradouro público não especificado de Julio Roberto Gusso (009.00008.2017). Falecido em março de 2016, ele era motorista. Na quarta-feira (26), além da realização da Tribuna Livre, estarão na pauta projetos para votação em segundo turno.

Confira as ordens do dia de segunda (24), terça e quarta.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.