back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de abril de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 18/04/2017 - 12:58:23

Mapa tátil para guiar deficientes
visuais pode ser obrigatório

  • Mapa tátil para guiar pessoas com deficiência visual pode ser obrigatório em grandes estabelecimentos, como os shoppings. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Maria Manfron: “O preconceito já é barreira suficiente para manter a pessoa com deficiência visual isolada da sociedade”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Grandes estabelecimentos, como shoppings, supermercados e hospitais,  deverão dispor de mapas táteis ou painéis em braile para guiar pessoas com deficiência visual. O projeto de lei, da vereadora Maria Manfron (PP), tramita na Câmara de Vereadores desde 13 de março (005.00166.2017) e passará pelas comissões de Legislação, Direitos Humanos, Urbanismo e Acessibilidade antes de ir a plenário.

“O preconceito já é barreira suficiente para manter a pessoa com deficiência visual isolada da sociedade”, alerta Maria Manfron. Para a vereadora, a falta de acesso a serviços públicos retira perspectivas deles e, por isso, “é nosso papel reduzir essas limitações, obstáculos e oferecer oportunidades iguais a todos”.

Com dois artigos, o projeto diz que “shoppings centers, supermercados, hospitais e similares deverão implantar mapas táteis e informações em Braille sobre a localização de suas lojas, departamentos, setores, balcão de informação, banheiros e similares”. A matéria dá prazo de 90 dias, após a publicação da lei, para que os estabelecimentos se adaptem à medida. Não é fixada multa para quem desobedecer a exigência.

Iniciativa semelhante foi apresentada no passado pelo  então vereador Dirceu Moreira (005.00243.2013). Ela chegou a receber pareceres positivos das comissões temáticas, mas foi arquivada no final da legislatura após permanecer quase três anos aguardando votação em plenário.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.