back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 23 de julho de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 17/04/2017 - 13:40:40

Câmara aprova cidadania honorária
ao professor Olinto Simões

  • Dona Lourdes defendeu o título de cidadão honorário a Olinto Alves Simões. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Julieta Reis propôs a denominação de logradouro de Doutor Mario Farah Rafka, aprovada em primeira votação unânime. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Noemia Rocha declarou apoio à proposição de Julieta Reis. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (17), a cidadania honorária ao professor e parapsicólogo Olinto Alves Simões, por proposição da vereadora Dona Lourdes (PSB). A matéria (006.00001.2017), que passou em primeiro turno, recebeu 34 votos favoráveis e uma abstenção, do vereador Thiago Ferro (PSDB).

O homenageado, nascido no Rio de Janeiro, é ator, diretor de teatro e espetáculos, professor, parapsicólogo clínico, escritor e poeta. Tem formação em Arte Dramática, Economia, Letras e Literatura Brasileira e também em Parapsicologia. Ele trabalha na produção de shows com artistas locais em comunidades carentes, espetáculos de teatro popular abertos ao público e desfiles de escolas de samba.

“Desde a sua chega em nossa cidade, há 46 anos, aproximou-se dos grupos de cultura, especialmente de teatro e comunicação, bem como os meios acadêmicos onde lecionou. Seu currículo carrega mais de 40 livros de poesia, psicologia comportamental e peças de teatro”, argumentou Dona Lourdes.

A autora da homenagem destacou a atuação de Olinto Simões entre as escolas de samba e os blocos carnavalescos, sobre as quais possui “profundo conhecimento”, tendo experiência como jurado, organizador e apurador de notas por mais de 12 anos, em trabalho conjunto à Fundação Cultural de Curitiba (FCC). “Hoje reconhecido e respeitado por diversos grupos, sem dúvida merece ser reconhecido como cidadão honorário de Curitiba, um título que já leva em seu coração, pois defende nossa terra e reconhece nossa história como poucos curitibanos de nascimento”, frisou Dona Lourdes.

Denominação de logradouro
O plenário também aprovou em primeiro turno, na sessão desta segunda, a denominação de um logradouro público da cidade de Doutor Mario Farah Rafka, projeto de lei (009.00009.2017) de iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM). Servidor público municipal, o médico curitibano faleceu em janeiro de 2016. A votação foi unânime, com 33 “sim”.

Rafka graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1969, aos 24 anos de idade. Em 1999, foi admitido pela Secretaria Municipal da Saúde. Julieta Reis destacou, em sua trajetória profissional, a atuação na unidade de saúde Cândido Portinari, na CIC, e no Programa Mãe Curitibana. O médico aposentou-se em abril de 2015. Também era poeta. Noemia Rocha (PMDB) participou do debate, em apoio à proposta de lei.


Texto:   Fernanda Foggiato e Claudia Krüger
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.