back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de setembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/04/2017 - 13:10:16

Conversão de todos assentos dos
ônibus em preferenciais pronta
para votação

  • Quatro pareceres favoráveis foram debatidos e aprovados pela Comissão de Serviço Público. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Projeto de Helio Wirbiski que torna todos os assentos dos ônibus preferenciais está pronto para o plenário. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A proposta que converte todos os assentos dos ônibus coletivos de Curitiba em preferenciais recebeu o parecer favorável da Comissão de Serviço Público nesta quarta-feira (12). Com o aval do relator Oscalino do Povo (PTN), o texto de Helio Wirbiski (PPS) está pronto para ser debatido pelo plenário da Câmara Municipal em dois turnos de votação.

A matéria estabelece que todos os bancos sejam reservados a idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou com crianças de colo (005.00027.2017). Wirbiski justifica que apesar dos veículos já possuírem assentos preferenciais, o número é insuficiente para quem tem direito ao uso. De acordo com o projeto, dentro do veículo deverão ser afixados avisos sobre a preferência em todos os assentos.

“O projeto possibilitará uma mudança na cultura do município. Priorizar facilitará, de maneira significativa, a viagem das pessoas mencionadas no projeto, pois não terão mais a necessidade de realizar malabarismos dentro de um ônibus superlotado em busca de um assento preferencial, colocando em prova até mesmo suas limitações físicas e cognitivas. Quando as situações são iguais, deve ser dado um tratamento igual, mas quando as situações são diferentes é importante que haja um tratamento diferenciado”, argumentou favoravelmente Oscalino do Povo.

Se a proposta de Helio Wirbiski passar pelos dois turnos de votação e for sancionada pelo prefeito Rafael Greca, a lei entrará em vigor na data de sua publicação, mas as empresas do transporte coletivo terão 60 dias para se adequarem à regra, a partir da vigência da norma.

Outros projetos
O colegiado aprovou outras três matérias em tramitação. A primeira, relatada por Cacá Pereira (PSDC), é da Comissão Executiva e fixa a distribuição de 289 cargos comissionados na estrutura parlamentar do Legislativo em 2017 (004.00001.2017). A medida é um procedimento anual e diz, por exemplo, quais cargos os vereadores estão ocupando dentro da cota para compor as equipes de mandato (saiba mais). O projeto de resolução também está pronto para votação no Palácio Rio Branco.

A proposta de Tico Kuzma (Pros) que implanta agendamento de consultas médicas por telefone para idosos e pessoas com deficiência (005.00073.2017) recebeu parecer favorável de Professora Josete (PT): “em que pese a Procuradoria Jurídica ter apontado vício de iniciativa, entendemos que o projeto cria novas atribuições aos servidores municipais, vez que a atividade de atendimento telefônico já é competência dos funcionários que laboram nas unidades de saúde”. Com isso, o texto segue para análise da Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania.

Tico Kuzma apontou o trâmite regimental do projeto que regulamenta a emissão de alvará provisório de localização e funcionamento para empresas com até 100 m² (005.00029.2017). O relator seguiu o parecer favorável da Comissão de Legislação, observando que a matéria visa “desburocratizar e tornar mais ágil a constituição de uma empresa bem como, facilitar a fiscalização, por parte do poder público, das atividades empresariais nocivas ou não à sociedade”. A proposta de Helio Wirbiski precisa passar pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação antes de chegar ao plenário.

Além dos vereadores já nominados, também integra o colegiado o vereador Paulo Rink (PR), presidente.


Texto:   Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.