back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 28 de maio de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/04/2017 - 12:46:33

Associação destaca trabalho por
pessoas com doença de Parkinson

  • Vanessa Szuba destacou na Câmara de Curitiba o Dia Internacional do Parkinsoniano, celebrado em 11 de abril. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “A Associação dos Portadores de Parkinsonismo possui mais de 3 mil cadastrados e atende em torno de mil pessoas por mês”, destacou Felipe Braga Côrtes. (Foto: Chico Camargo/CMC)
O Dia Internacional do Parkinsoniano, celebrado em 11 de abril, foi lembrado em plenário nesta quarta-feira (12) pela administradora da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo (APPP), Vanessa Szuba, a convite do vereador Felipe Braga Côrtes (PSD). Ela veio à Câmara Municipal destacar o trabalho feito pela entidade filantrópica que, desde 2002, presta atendimento às pessoas com a doença de Parkinson, tanto na área da saúde, assim como na defesa de seus direitos e inclusão social.

“Quem tem a doença vai à nossa associação e pode retirar a medicação gratuitamente, sem a necessidade de fazer a compra em farmácias convencionais. Também prestamos atendimento multidisciplinar como fisioterapia, fonoaudiologia, geriatria, massoterapia, neurologia, psicologia, nutrição, terapia ocupacional e nutrição”, explicou. Após apresentar um vídeo explicativo sobre o trabalho da instituição e sobre a doença, Vanessa Szuba salientou que pessoas cada vez mais jovens têm sido atingidas. “Se alguém conhecer uma pessoa que esteja apresentando sinais da doença, por favor nos encaminhem”, alertou.

“A Associação dos Portadores de Parkinsonismo possui mais de 3 mil cadastrados e atende em torno de mil pessoas por mês, buscando dar mais qualidade de vida a estes pacientes”, destacou Felipe Braga Côrtes. O vereador salientou que a instituição, que trabalha sem fins lucrativos, precisa de ajuda do poder público e da iniciativa privada. “Que os vereadores possam conhecer a instituição e a ajudem”, convidou os demais parlamentares. O presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), parabenizou o trabalho da APPP e elogiou a dedicação da instituição em auxílio às pessoas com a doença de  Parkinson.

Conheça a doença
Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo causado pela degeneração das células situadas em uma região do cérebro chamada substância negra. Estas células produzem a dopamina, uma substância fundamental para o controle dos movimentos. A falta ou diminuição da dopamina afeta o movimento da pessoa, causando um ou mais dos seguintes sintomas: tremor, principalmente de repouso; lentidão dos movimentos; rigidez muscular; desequilíbrio (instabilidade postural); e alteração na fala e na escrita.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.