back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 23 de julho de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/04/2017 - 12:43:18

Arcebispo apresenta Campanha
da Fraternidade 2017 na Câmara

  • Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba, pediu o engajamento dos parlamentares na Campanha da Fraternidade de 2017. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Serginho do Posto elogiou Dom José Antonio Peruzzo por sempre estar atento aos temas discutidos no Legislativo. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Euler adiantou ao arcebispo que vai apresentar projeto de lei para incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Vários vereadores pediram a palavra para saudar o convidado. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba, participou da sessão plenária desta quarta-feira (12) na Câmara Municipal e pediu o engajamento dos parlamentares na Campanha da Fraternidade de 2017, que tem o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Segundo o religioso, o espírito da campanha pode ser resumido na ideia de que se não cuidarmos daquilo que Deus criou, a natureza, isso pode impactar negativamente na vida de outras pessoas. “Quem tem amor pelo Criador vai cuidar do mundo criado e eu estarei bem na medida que meu irmão estiver bem”, explicou.

Peruzzo recomendou aos vereadores que sejam responsáveis em sua ações, especialmente na análise de projetos relacionados ao meio ambiente, pois “elas impactarão nas gerações futuras”. O arcebispo lembrou da Campanha da Fraternidade do ano passado e o impacto que ela trouxe nas comunidades. “Fizemos um debate sobre o descarte do óleo de cozinha usado na natureza e a consequente contaminação da água. Nas estatísticas mais conservadoras, um litro de óleo contamina até 25 mil litros de água. Atualmente temos um trabalho em que coletamos cerca de mil litros de óleo usado por mês”.

Em relação ao assunto, Professor Euler (PSD) adiantou ao arcebispo que vai apresentar projeto de lei para incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado. “Fica aqui como uma boa notícia para o senhor”, disse. Vários vereadores pediram a palavra para saudar o convidado. Tito Zeglin (PDT) lembrou que a Câmara aprovou, por sua iniciativa, na legislatura passada, o título de cidadão honorário ao arcebispo “em reconhecimento a tudo o que tem feito por Curitiba” e que em breve será marcada a data para a entrega da honraria.

Noemia Rocha (PMDB) agradeceu pela contribuição de Peruzzo no debate junto à Assembleia Legislativa sobre o projeto que trata da liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Da mesma forma, Ezequias Barros (PRP) cumprimentou o arcebispo pela participação da comunidade católica no debate sobre ideologia de gênero, realizado em 2015 quando da votação do Plano Municipal de Educação.

Presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB) elogiou Dom José Antonio Peruzzo por sempre estar atento aos temas discutidos no Legislativo e por participar ativamente das discussões. “Também somos sempre muito bem recebidos em reuniões na Cúria e eu agradeço pelo diálogo franco, pela proximidade com o ambiente político municipal”, concluiu.

Por fim, o arcebispo deixou uma mensagem de incentivo e aconselhou os vereadores. “Vivemos tempos difíceis, e muitos têm falado na era da pós-verdade, onde o que impera é o sentimento individualista. Aqueles que falam em nome do povo recebem muitas pressões, levam pancadas. No entanto, as grandes verdades não dependem da notoriedade pública, mas sim do testemunho verdadeiro. Diz um antigo provérbio que a sabedoria está em engolir amargo, mas cuspir doce”.


Texto:   Marcio Alves da Silva
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.