back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 29 de julho de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 20/03/2017 - 14:28:21

Guarda Municipal pode ganhar
Patrulha de Defesa Animal

  • Requerimento para criação da Patrulha de Proteção e Defesa Animal, na Guarda Municipal de Curitiba, será enviado à prefeitura. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Fabiane Rosa: “A patrulha poderia vistoriar locais que a Rede de Proteção não entra, porque são perigosos”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta segunda-feira (20), indicação de sugestão ao Executivo para que a Guarda Municipal passe a contar com a Patrulha de Proteção e Defesa Animal. Segundo a autora da proposição (201.00072.2017), a vereadora Fabiane Rosa (PSDC), a ideia é que essa equipe atue junto à Rede de Proteção Animal na fiscalização das denúncias de maus-tratos.

“Diariamente temos muitas denúncias de maus-tratos contra animais em Curitiba e está comprovado que as equipes da Rede de Proteção não conseguem atender todas elas. Assim, a presença dessa patrulha, além de ser um reforço de autoridade nas ações de fiscalização, seria um elemento imprescindível para sua realização”, defendeu Fabiane. “A patrulha até mesmo poderia vistoriar locais que a Rede de Proteção não entra, porque são perigosos.”

A vereadora explicou que o apoio da Guarda Municipal hoje é “pontual”. Ela argumentou que, em situações de violência contra animais, durante a espera “pode acontecer algo pior, principalmente quando é uma denúncia de espancamento”. “A patrulha especializada na Proteção e Defesa Animal, nos mesmos moldes que já existe nas esferas estadual e federal, imporia respeito. Reforço também que esta Casa precisa debater meios de punir os maus-tratos e o abandono dos animais”, acrescentou.

Helio Wisbiski (PPS) declarou apoio à causa, principalmente à castração e à aplicação de multas “pesadas” aos maus-tratos e ao abandono de animais. O parlamentar, no entanto, ponderou que a Guarda Municipal já enfrenta dificuldades para o atendimento à população de Curitiba.

Regularização do ParCão
Os vereadores também acataram requerimento da vereadora Fabiane Rosa para a regularização e a manutenção do espaço conhecido como ParCão, localizado na área externa do Museu Oscar Niemeyer (MON). A proposição (201.00071.2017) indica que a medida ocorra por meio de parceria entre o governo estadual, proprietário do terreno, e a prefeitura.

“Nos finais de semana, o ParCão recebe centenas de pessoas que levam seus cães àquele espaço para passear, brincar e socializar com outros animais. Só que a área precisa de estrutura e, mais importante, de segurança. Não há acesso à água, por exemplo. Também não dispomos de lixeiras e bancos”, declarou.

Fabiane contou ter recebido denúncias de assaltos a frequentadores e de envenenamentos de cães. “Vou encaminhar hoje mesmo um requerimento ao secretário [municipal da Defesa Social e Trânsito] Algacir Mikalovski pedindo providências”, completou.

Mauro Ignácio (PSB) declarou apoio à regulamentação do ParCão e lembrou que já propôs, na gestão passada, que a prefeitura destinasse uma área do parque Barigui, às margens da BR-277, para um “cachorródromo”. “Seria uma forma de dar ocupação ao espaço ocioso.”


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.