back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 28 de maio de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 20/03/2017 - 13:05:00

Vereadores repudiam redução de
proteção à Escarpa Devoniana

  • Vereadores aprovaram moção de repúdio apresentada por Goura a projeto de lei que reduz área de proteção ambiental na Escarpa Devoniana. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Estamos ameaçado por uma lógica selvagem de apropriação de espaços que deveriam ser pensados para que beneficiem toda a população”, alertou Professora Josete. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Os vereadores aprovaram uma moção de repúdio e protesto ao projeto de lei que reduz os limites da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná. O documento, apresentado pelo vereador Goura (PDT) e assinado por mais 27 vereadores, foi acatado em plenário nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal (060.00002.2017).

O projeto de lei 527/2016, de autoria dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Plauto Miró Guimarães (DEM), diminui a área ambiental protegida, que abrange doze município da região dos Campos Gerais. “Temos um histórico de ausência de política ambiental. Durante 100 anos, reduzimos para menos de 5% a cobertura vegetal que tínhamos. É um contrassenso, em pleno século 21, não termos a conciliação do setor produtivo com as políticas de preservação”, lamentou o vereador Goura.

Para Professora Josete (PT), a população precisa ser informada sobre a proposta. “Estamos ameaçados por uma lógica selvagem de apropriação de espaços que deveriam ser pensados para que beneficiem toda a população, mas eles têm sido desconsiderados e repassados para a iniciativa privada”. Segundo ela, também há a preocupação com os recursos hídricos. “Temos uma das maiores reservas de água doce do mundo e projetos da União estão colocando essas reservas nas mãos de empresas estrangeiras”, alertou.

“Privilegiar o poder econômico em detrimento de todos nós não tem justificativa”, protestou a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), que na semana passada já havia se manifestado sobre o assunto (leia mais). “A área de proteção já é pequena, mas como a região produz soja e gado, foi muito valorizada”, disse. Também se manifestaram solidários à moção os vereadores Thiago Ferro (PSDB), Zezinho Sabará (PDT), Oscalino do Povo (PTN) e Ezequias Barros (PRB).


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.