back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 23 de abril de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 20/03/2017 - 08:40:11

Proposição autoriza uso de
trailers por vendedores ambulantes

  • Projeto autoriza o uso de trailer para a venda de cachorro-quente e lanches em Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Mauro Ignácio pretende dar melhores condições de trabalho e higiene aos vendedores ambulantes. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Uma alteração na lei do comércio ambulante poderá permitir aos vendedores de cachorro-quente e de lanche na chapa a utilizar trailers para comercializar seus produtos. Essa é a proposta do vereador Mauro Ignácio (PSB) protocolada na Câmara Municipal por meio de projeto de lei (005.00115.2017). Segundo o parlamentar, além de facilitar a atividade dos trabalhadores autônomos, a proposta favorece a higiene e a execução do trabalho dos ambulantes.

“A medida permite ainda a comercialização de alimentos em locais que apresentem melhores condições sanitárias, já que os trailers comportam aparelhos eletrodomésticos que contribuem para a conservação dos alimentos e demais produtos”, argumenta o vereador.

A proposição inclui na lei municipal 6.407/1983 a autorização do uso de veículos adaptados reboque e semi-reboque. Atualmente, se os comerciantes utilizarem trailers não podem entrar na classificação de vendedores ambulantes e portanto perderiam a prerrogativa do ponto fixo. O uso desse tipo de equipamento acabaria enquadrando este comerciante na lei dos food trucks (lei municipal 14.634/2015).

O autor da matéria também defende a mudança na lei como mecanismo para estimular a economia local. “A regularização proposta contribui para o aumento de receitas recolhidas aos cofres públicos, ao passo que muitos dos que hoje trabalham na informalidade passarão à condição de trabalhadores formais, recolhendo taxas inerentes à sua atividade comercial”, acrescenta Mauro Ignácio.

Tramitação
A proposta foi lida em plenário no dia 13 de fevereiro, quando começou a tramitar na Câmara de Curitiba e atualmente está sob análise da Procuradoria Jurídica da Casa. Durante a análise das comissões permanentes, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo seu teor. Depois de passar pelas comissões, a proposta segue para o plenário e, se aprovada, para sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.