back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 17/03/2017 - 11:08:12

Câmara executa obras de acessibilidade;
conclusão prevista para fim de abril

  • Vista área da nova rampa para cadeirantes na entrada do Anexo I. Na área, depois serão colocadas vagas especiais de estacionamento para pessoas com deficiência. (Foto: Chico Camargo/CMC).
  • Obra na rampa que conecta o Anexo II ao pátio interno da Câmara Municipal. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Everton Beckert afirmou que a empresa se comprometeu a encerrar as obras até o fim do mês que vem. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Estamos executando o contrato que havia sido celebrado no ano passado”, lembrou o presidente Serginho do Posto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
“Foi discutido com a empresa que executa as obras de acessibilidade na Câmara de Curitiba de elas estarem concluídas até o final de abril”, adiantou Everton Beckert, diretor do DPSA (Diretoria de Patrimônio e Serviços Auxiliares). O Legislativo recebeu nesta quinta-feira (16) os projetos executivos das novas plataformas elevatórias – semelhantes àquelas usadas nas estações-tubo – que serão instaladas para conectar o pátio interno aos Anexos I e II. Com isso, um cadeirante poderá acessar o Legislativo pela entrada da avenida Visconde de Guarapuava e chegar até o plenário.

A ordem de serviço com a PAQT Engenharia, para execução das obras de acessibilidade, foi assinada em novembro do ano passado (pregão eletrônico 20/2016), mas os projetos técnicos passaram por revisão. “No acesso ao Anexo I, a inclinação estava em desacordo com as normas nacionais, e precisou ser adequada, gerando aquele desenho em 'U'. O projeto foi refeito. Daí o atraso”, explicou Beckert. “Com a conclusão, vamos reservar vagas de estacionamento ali para pessoas com deficiência, permitindo que elas acessem as salas das comissões”, disse o diretor do DPSA.

Em relação à rampa que dava acesso ao pátio interno do Anexo II, Beckert disse que foi preciso alterar o local originalmente previsto para a plataforma elevatória, “pois ele tomaria uma vaga do estacionamento”. No ajuste, a estrutura foi movida para uma área livre, “mas isso exigiu o nivelamento do piso, daí a mudança de rampa para escadaria naquele ponto”. A PAQT informou que, caso as obras não estejam prontas até o dia 11 de abril, pedirá prorrogação de 45 dias. “De qualquer forma, foi conversado com a empresa de terminar as obras físicas e a instalação das plataformas até o fim do mês que vem”, estipulou.

Segundo o presidente Serginho do Posto (PSDB), que assumiu o cargo em janeiro deste ano, as obras de acessibilidade começaram a ser discutidas na Câmara em 2014, ano em que foi criada uma comissão temática no Legislativo para tratar dos projetos de lei relacionados ao assunto (leia mais).

“O trabalho para adequar nossas instalações a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida começou na gestão anterior, na presidência de Ailton Araújo. Mas também foi uma preocupação da Comissão de Acessibilidade, que fez um levantamento sobre as necessidades específicas dos cadeirantes, por exemplo”, disse. “Estamos executando o contrato que havia sido celebrado no ano passado”, complementou.

A licitação foi aberta em outubro de 2016, prevendo despesa de até R$ 270 mil para essas adaptações internas. Seis empresas disputaram o serviço, vencido pela PAQT, com um lance de R$ 201,8 mil, sendo 25,36% mais barato que o teto do edital (leia mais).


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.