back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de maio de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 16/03/2017 - 10:46:55

Notas da sessão plenária
de 15 de março – 2ª edição

  • Helio Wirbiski disse que fez vistoria no ginásio do Tarumã, recém reformado pelo Governo do Paraná. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A greve geral que acontece no país hoje foi destaca em plenário por Cacá Pereira. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “O ingresso custa R$ 50,00 mais a doação de 1 kg de alimento não perecível”, disse Noemia Rocha. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Vistoria no ginásio
Helio Wirbiski (PPS) informou sobre vistoria de seu mandato, na terça-feira (14), ao Ginásio de Esporte do Tarumã. Segundo o vereador, ele acompanhou o secretário estadual de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, quando trataram da possibilidade do local ser colocado à disposição da Prefeitura de Curitiba. “O ginásio foi totalmente reformado e será entregue à população em abril”, disse. (Foto 1)

Dia do Consumidor
O Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quarta (15), foi lembrado em plenário por Colpani (PSB). “É nosso dia, porque todos nós somos consumidores.”

Greve Geral
Cacá Pereira (PSDC) parabenizou todas as categorias de trabalhadores que se mobilizaram em várias cidades brasileiras na greve geral desta quarta-feira (15) contra a reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados. (Foto 2)

Câmbio Verde
Zezinho Sabará (PDT) sugeriu que a Prefeitura de Curitiba retome o programa “Câmbio Verde” no município. O projeto era desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) com o objetivo de complementar a alimentação da população de baixa renda e consistia na troca de lixo reciclável por frutas e verduras.

Em tramitação
Começou a tramitar oficialmente na sessão de hoje, com a leitura no pequeno expediente, projeto de lei que declara de utilidade pública municipal o Golden Boys Football Club (014.00012.2017). A proposição é de Zezinho Sabará (PDT).

Regional Bairro Novo
Em pedidos de informações oficiais ao Município, Marcos Vieira (PDT) pergunta quando quatro CMEIs entregues no final de 2016, na Regional Bairro Novo, irão começar a funcionar (062.00132.2017, 062.00133.2017, 062.00134.2017 e 062.00135.2017). A expectativa, diz o vereador, é que os Centros Municipais de Educação Infantil Jayme Canet Junior, Jornalista Mussa José de Assis, Ivo Arzua e Pedro Claiton Pelanda atendam 700 crianças.

Animais em risco
Fabiane Rosa (PSDC) questiona o Executivo sobre a previsão orçamentária e sobre o término das obras do Centro de Referência de Atendimento a Animais em Risco (Crar). A vereadora também quer saber como será o atendimento: quantidade de canis e gatis, laboratórios, médicos veterinários, horário de funcionamento e se haverá encaminhamento para cirurgias e exames, dentre outros itens (062.00136.2017).

Rio Pinheirinho
De Oscalino do Povo (PTN) é o pedido de informações que indaga a Prefeitura de Curitiba sobre as finalidades das obras de contenção e drenagem no rio Pinheirinho, nos bairros Hauer, Parolin, Fanny, Lindoia e Guaíra, financiadas pelo governo federal (062.00130.201). O requerimento questiona, por exemplo, quando elas serão retomadas e qual a previsão orçamentária. “Muitos apontam fatores prejudiciais que a presente contenção tem acarretado, sem que haja um esclarecimento a contento”, justifica a proposição.

Regional Santa Felicidade
Mauro Ignácio (PSB) pede à Secretaria Municipal do Meio Ambiente  informações sobres os rios e córregos monitorados pela pasta na Regional Santa Felicidade (062.00131.2017). O vereador pergunta qual o grau de poluição, ações desenvolvidas e seus resultados, e se há algum programa para conscientizar a população sobre a necessidade de preservação das águas dos rios. Em outro requerimento, ele faz questionamentos à Sanepar (074.00006.2017).

Retirada de projeto I
Helio Wirbiski (PPS) retirou o projeto de sua iniciativa que pretendia incluir no calendário oficial de eventos de Curitiba o Festival Gastronômico do Município (leia mais). A matéria (005.00028.2017) havia sido devolvida a ele pelo colegiado de Legislação, Justiça e Redação, na reunião da semana passada (leia mais).

Retirada de projeto II

Maria Leticia Fagundes (PV) e Tico Kuzma (Pros) retiraram a proposta de lei (005.00042.2017) que assinavam em conjunto e que pretendia conceder até seis meses de licença remunerada a servidoras municipais vítimas de violência doméstica (saiba mais). O projeto também havia sido devolvido pela Comissão de Legislação, na mesma reunião.


Texto:   Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.