back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 30 de março de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 15/03/2017 - 16:17:44

Aprovada criação de equipes para
reparos em escolas e CMEIs

  • Marcos Vieira sobre as equipes para reparos: “Diante de toda essa realidade, não encontrei servidores desmotivados, mas em busca de apoio, de alguém que faça a manutenção”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Silberto, que era diretor de colégio estadual: “Estou bastante preocupado. As escolas municipais me surpreenderam muito, negativamente”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Presidente da Comissão de Educação, Professor Euler pretende visitar ao longo do ano todas das escolas e CMEIs da rede municipal. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Julieta Reis ponderou que a gestão Rafael Greca “não tem nem 90 dias”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara de Vereadores enviará à Prefeitura de Curitiba sugestão para que as administrações regionais tenham equipes permanentes de manutenção para reparos nas instalações nos equipamentos da rede municipal de educação. Autor da indicação ao Executivo (201.00068.2017), aprovada em votação simbólica unânime durante a sessão desta quarta-feira (15), Marcos Vieira (PDT) alertou para a situação precária em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) visitados.

“Só é possível a transformação se houver investimento em educação”, afirmou. O vereador relatou que no CMEI Salgueiro “o chão, quando chove, torna-se totalmente escorregadio; no parque que as crianças brincam não existe mais areia, há vários anos não reposta, [e sim] só pedras e barro; e no refeitório não tem mais forro, com a possibilidade de cair fezes de pombo sobre a comida”, disse Vieira.

Outro problema citado pelo vereador foi na Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette: “O banheiro feminino do piso térreo está interditado há cinco anos, e uma parte do forro desabou”. Os reparos, segundo ele, não podem ser pagos pela verba recebida pelos equipamentos públicos. “Diante de toda essa realidade, não encontrei servidores desmotivados, mas em busca de apoio, de alguém que faça a manutenção”, acrescentou.

“Areia é tão difícil assim de se conseguir?”, comentou Zezinho Sabará (PDT) sobre o problema no CMEI Salgueiro. “As canchas e parquinhos, na gestão passada, tiveram uma dificuldade muito grande para ter a areia reposta. Quero ver agora”, completou, em apelo ao líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB). “As crianças têm sofrido acidentes.”

Professor Silberto (PMDB), que até se eleger vereador, em 2016, era diretor do Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, no Sítio Cercado, disse já ter visitado 16 escolas municipais. “Estou bastante preocupado. As escolas municipais me surpreenderam muito, negativamente. São salas mal ventiladas, uma situação triste mesmo, que afeta a segurança dos alunos e dos professores. Problemas no equipamento pedagógico, estruturais. Nos próximos dias também vou apontar casos para a gente debater”, declarou.

Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara de Curitiba, Professor Euler (PSD) afirmou que pretende visitar ao longo do ano todas das escolas e CMEIs da rede municipal. Vice-líder do prefeito, Sabino Picolo (DEM) sugeriu que o trabalho seja realizado por meio do colegiado permanente. Julieta Reis (DEM), por sua vez, ponderou que a gestão do prefeito Rafael Greca “não tem nem 90 dias”. “Quando são pequenos serviços as diretoras fazem, dentro da descentralização, mas os grandes exigem licitação”, explicou. Mauro Ignácio (PSB) falou sobre as Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs).


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.