back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de maio de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 15/03/2017 - 14:17:27

Debatido incentivo à gestão
de resíduos sólidos nas escolas

  • “Há a necessidade de que cada cidadão se comprometa com o resíduo que ele cria”, afirmou Goura. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Noemia Rocha lembrou do projeto de lei de sua autoria que trata da logística reversa das bitucas de cigarro. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Se cada vereador tiver uma caneca, por exemplo, vamos reduzir o uso de copinhos”, sugeriu Fabiane Rosa. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A criação de um projeto para “Gestão de Resíduos Sólidos” nas escolas municipais foi defendida pelo vereador Goura (PDT), na sessão plenária desta quarta-feira (15). Segundo o requerimento de sugestão encaminhado à Prefeitura Municipal, o projeto deveria se basear na conscientização das crianças sobre o tema (201.00067.2017). “O lixo é um problema das administrações públicas de todos os municípios. Mas há a necessidade de que cada cidadão se comprometa com o resíduo que ele cria. Deixamos o nosso lixo na nossa porta, que é coletado e [depois disso] lavamos as mãos sobre para onde ele será levado”, alertou.

Conforme o documento, o projeto deveria trabalhar com os alunos temas como a classificação de cada tipo de material e prática da compostagem, com o objetivo de reduzir resíduos produzidos nas instituições educacionais e sensibilizar os estudantes e comunidade “para que, futuramente, composteiras domésticas sejam reproduzidas na residência dos cidadãos”, justifica Goura.

A vereadora Noemia Rocha (PMDB) apoiou a ideia e lembrou do projeto de lei de sua autoria que trata da logística reversa das bitucas de cigarro (005.00123.2017). “Precisamos de uma destinação correta do lixo, a reciclagem e a compostagem ajudam muito. A Campanha 'Se-Pa-Re' também está adormecida.” Professor Silberto (PMDB), que apresentou projeto de lei tratando das hortas nas escolas, elogiou a iniciativa de Goura (005.00126.2017).

A redução da produção de lixo também foi destacada pela vereadora Fabiane Rosa (PSDC). Para ela, cada pessoa deve se responsabilizar pelo lixo que produz. “Falamos muito em reciclagem, mas cada um precisa pensar naquilo que produz. Se cada vereador tiver uma caneca, por exemplo, vamos reduzir o uso de copinhos”, sugeriu. Oscalino do Povo (PTN), Zezinho Sabará (PDT) e Osias Moraes (PRB) apoiaram a proposta de Goura.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.