back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 30 de março de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/03/2017 - 14:38:35

Notas da sessão plenária
de 14 de março

  • Professor Euler pediu apoio ao seu projeto que obriga vereadores a renunciarem ao mandato caso venham a ocupar uma secretaria na Prefeitura Municipal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Tico Kuzma falou sobre pedidos de informações de sua iniciativa. Sobre a revitalização da rua João Bonat, ele disse que a “comunidade aguarda ansiosa”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Goura foi um dos parlamentares que participaram da posse do Comitê Gestor do Pró-Metrópole. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Cristiano Santos prestou contas sobre reunião com o secretário de Meio Ambiente, Sergio Tocchio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
"Moralização" I
Professor Euler (PSD) subiu à tribuna, no pequeno expediente da sessão desta terça-feira (14), para pedir apoio ao seu projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que obriga os vereadores a renunciarem ao mandato caso venham a ocupar uma secretaria na Prefeitura Municipal (001.00002.2017). Segundo Euler, a medida não representa apenas uma iniciativa para moralização da política, mas serve também como “exemplo” para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. (Foto 1)

"Moralização" II
“Quando pensamos em questões da nossa Constituição brasileira, é como se ela fosse imutável, mas ela tem seus erros. Ela foi escrita por homens, por políticos, e muitas vezes para defender interesses próprios. Existem algumas questões que têm que ser reformadas aqui na nossa Lei Orgânica e outras que precisam ser reformadas também na Constituição Federal”,  argumentou Professor Euler (leia mais).

Mobilização pelas mulheres
“Maltratar e judiar de animais sensibiliza mais do que maltratar e judiar de mulheres”, reclamou a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) durante o pequeno expediente desta terça-feira. Ela falou isso antes de convidar os parlamentares para a 5ª Corrida e Caminhadas em apoio à ONG Mais Marias, que será realizada no dia 16 de julho. “Essa ONG vive à míngua, fazemos um grande esforço e temos o reconhecimento, inclusive aqui da Câmara, como utilidade pública. Mas temos poucas voluntárias que trabalham efetivamente de graça, só que a manutenção é extremamente difícil”, comentou.

Reforma da previdência I
“Amanhã [15] é um dia nacional de greve contra a reforma da Previdência. Gostaria de usar um termo mais adequado, que o que está sendo proposto é o desmonte da Previdência no Brasil e temos que fazer este debate como cidadãos e parlamentares”, defendeu Professora Josete (PT). “Aliás, diversas Câmaras assinaram moções contra a reforma. Quando falamos em Previdência falamos em política pública de proteção social.” A vereadora também argumentou que não entraria em debate de categorias, mas que as mulheres, devido à dupla jornada, são as principais prejudicadas pela proposta em tramitação no Congresso.

Reforma da previdência II
Professor Euler (PSD) registrou apoio à discussão da reforma da Previdência. “É um monstrengo, um Frankenstein, muito mal elaborada.” O parlamentar continuou que “lucro quem tem que dar é empresa” e “artificialmente” tornam a Previdência deficitária, “com a DRU [Desvinculação de Receitas da União]”. “O governo federal ao invés de reduzir a máquina não, prefere cortar nos direitos previdenciários. É uma discussão que realmente esta Casa tem que levar adiante, para de repente fazer uma moção de repúdio.”

Pedidos de informações I
Tico Kuzma (Pros) apresentou resposta do Executivo a pedido de informações de sua iniciativa sobre a revitalização do pavimento da rua João Bonat, entre a rua General Potiguara e a avenida República Argentina, no bairro Novo Mundo (062.00012.2017). Segundo o documento, a execução da obra continua cadastrada, “porém ainda não há previsão para a data de início”. “A revitalização vem sendo colocada no orçamento e vem sendo postergada desde 2014. Recebemos agora a resposta que a atual gestão está ciente da demanda e estuda meios. A comunidade aguarda ansiosa e espera que comece ainda este ano”, comentou. (Foto 2)

Pedidos de informações II
Kuzma falou sobre pedidos de informações ao Município protocolados na última sexta-feira (10). Um deles trata das obras do CMEI Parque Industrial II, na divisa do Capão Raso com a CIC, que o vereador disse ter sido informado que estão paralisadas desde o último trimestre de 2016 (062.00122.2017), e o outro do contrato com a empresa Consilux, em relação à ocupação dos radares (062.00123.2017). “Se a prefeitura não fizer licitação de imediato pode reduzir valor”, avaliou.

Alagamentos
Em pedido de informação oficial à Prefeitura de Curitiba, Mauro Ignácio (PSB) quer saber se foram tomadas providências em relação “aos alagamentos constantes nas imediações da rua Padre Paulo Warckoz, no Jardim Gabineto” (062.00119.2017). “Faz tempo que os moradores informam o Executivo sobre o problema”, reclama o parlamentar.

Creches municipais
“Quantos CMEIs foram inaugurados no ano de 2016 e ainda não estão em funcionamento?”, pergunta o vereador Mestre Pop (PSC) em pedido de informação ao Executivo (062.00125.2017). “A demora gera ansiedade nos moradores, que precisam com urgência das creches para atendimento dos seus filhos, para poderem trabalhar com tranquilidade”, argumenta.

Semáforos
Tito Zeglin (PDT) pergunta à Prefeitura de Curitiba o motivo, já que houve licitação para a compra de semáforos em 2016, de os equipamentos não terem sido instalados no cruzamento da rua Laudelino Ferreira Lopes com a José Rodrigues Pinheiro. “Essa esquina é muito perigosa e vem sendo alvo de muitos acidentes”, justifica (062.00127.2017).

Tribuna Livre
Dois requerimentos para agendar Tribunas Livres foram recebidos hoje pelo Legislativo. Um, de Zezinho do Sabará (PDT), solicita o dia 15 de março para a conselheira tutelar Alzira Isabel Steckel (076.00007.2017). No dia 29 de março, o espaço para manifestação da sociedade civil seria ocupado pelo Coronel Roncolato, para uma homenagem a ex-integrantes da Força Expedicionária Brasileira, a convite do Professor Euler, do PSD (076.00008.2017).

Asfalto no Tatuquara
O vereador Toninho da Farmácia (PP) protocolou cinco sugestões ao Executivo requisitando que, no orçamento para 2018, constem obras de pavimentação asfáltica em ruas da Vila Guatambu, no Tatuquara. “As vias estão em péssimas condições”, diz o parlamentar. Os requerimento são 201.00058.2017, 201.00059.2017, 201.00060.2017, 201.00061.2017 e 201.00062.2017.

Pró-Metrópole
Goura (PDT) comunicou ao plenário que participou, nesta segunda-feira (13), da posse do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, cujo presidente eleito foi o prefeito Rafael Greca (PMN). Segundo o vereador, na próxima semana, o vice-presidente do comitê, Hélio Bampi, virá à Câmara de Curitiba para apresentar o órgão aos parlamentares. Bampi também é vice-presidente da Fiep. (Foto 3)

Meio Ambiente
Cristiano Santos (PV) informou que esteve reunido nesta segunda (13) com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sergio Tocchio, para tratar de assuntos relacionados à pasta. O parlamentar agradeceu a atenção e sensibilidade do gestor por ouvir demandas da população levadas por ele sobre as estações de sustentabilidade e manutenção de praças e parques. (Foto 4)

Aniversário
O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), parabenizou a redatora do Legislativo, Patrícia de Andrade, pela passagem do seu aniversário, celebrado nesta terça (14).


Texto:   Fernanda Foggiato, José Lazaro Jr., Claudia Krüger e Pedritta Marihá Garcia
Edição:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.