back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 30 de março de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 13/03/2017 - 15:55:56

Notas da sessão plenária de
13 de março – 2ª edição

  • Rogério Campos alertou vereadores para o início da greve do transporte coletivo nesta quarta, dia 15. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Serginho do Posto convocou lideranças partidárias para a reunião do colégio de líderes, nesta terça. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Pier Petruzziello defendeu moção de apoio a projeto de lei federal que estipula quadro de pessoal para Defensoria Pública. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • O plenário observou um minuto de silêncio em homenagem à ex-primeira dama de Curitiba, “Dona Branca”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Indicativo de greve
Rogério Campos (PSC) informou ao plenário sobre o indicativo de greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana, aprovado na semana passada, para a próxima quarta-feira (15). Segundo o vereador, a categoria vai aderir ao movimento nacional contra a Reforma da Previdência e protesta contra a proposta feita pelo sindicato patronal, que ofereceu 5,43% de reajuste. “A greve não tem prazo para terminar.” (Foto 1)

Colégio de Líderes
O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), convocou as lideranças de partidos e blocos parlamentares para a 2º reunião do colégio de líderes, nesta terça-feira (14), às 14h30, na Sala da Presidência. (Foto 2)

Defensoria Pública I
A Câmara de Curitiba aprovou moção de apoio (059.00002.2017), protocolada pelo vereador Jairo Marcelino (PSD) e assinada também pelos outros 37 parlamentares, ao projeto de lei federal 7.922/2014. Em tramitação na Câmara dos Deputados, a matéria cria o quadro próprio de servidores da Defensoria Pública da União (DPU), responsável pela orientação jurídica e a defesa dos cidadãos que não possuem condições para pagar pela contratação de um advogado ou as despesas de um processo judicial. (Foto 3)

Defensoria Pública II
O vereador Pier Petruzziello (PTB) subiu à tribuna para defender a moção em apoio ao projeto de lei. “Muitas pessoas não têm como pagar um advogado para atender suas demandas. A Constituição é clara ao dizer que todos têm direito à defesa”, frisou. Para ele, reforçar o quadro de servidores da Defensoria Pública representa um “recurso muito bem investido”.

Minuto de silêncio
O plenário observou um minuto de silêncio em homenagem à ex-primeira dama de Curitiba, Branca Casagrande Sabbag. Conhecida como “Dona Branca”, ela era esposa do ex-prefeito Omar Sabbag e foi uma das fundadoras da Associação Ecumênica de Proteção ao Excepcional. Faleceu na semana passada aos 91 anos. (Foto 4)

Visitas
Os trabalhos em plenário desta segunda-feira (13) foram acompanhados pelo presidente do PRP no Paraná, Fabiano dos Santos; pelo diretor do Instituto Municipal de Turismo, Marcelo Fachinello; pelo presidente da Femoclam, Nilson Pereira; e por Vitor Hugo Cunha, artista plástico goiano.

Logradouro público
Com a leitura do pequeno expediente da sessão desta segunda-feira (13), entra em tramitação o projeto de lei (009.00017.2017) que denomina de José Stangler Turkiewicz um dos logradouros públicos não nominados na cidade. José Stangler foi sócio da rede de lojas Disapel Eletrodomésticos Ltda. e em seus últimos anos dedicou-se ao ramo da pecuária.

Utilidade Pública
Proposto pelo vereador Helio Wirbiski (PPS), projeto de lei declara de utilidade pública o 'Instituto Construindo Um Lugar Seguro' (014.00010.2017).

Farol do Saber
Em requerimento ao Executivo Municipal (062.0112.2017), o vereador Cacá Pereira (PSDC) questiona sobre o funcionamento do Farol do Saber Padre Antônio Vieira, localizado no bairro Juvevê. O vereador pede informações sobre a quantidade de computadores disponíveis e qual é o procedimento de uso dos equipamentos.

Semáforo no Juvevê
O vereador Mauro Ignácio (PSB) pergunta à Prefeitura (062.00117.2017) sobre a implantação de semáforo na rua Alberto Folloni, no Juvevê (044.16241.2015). O vereador afirma que “justifica-se a presente proposição no apelo da comunidade, que há tempos suplica pela implantação de algum dispositivo de segurança de trânsito para a região”.

Concurso Público
O vereador Mestre Pop (PSC) solicita à Secretaria Municipal de Saúde informações sobre a previsão de convocação dos aprovados para apresentação de documentação e nomeação das vagas divulgadas do concurso público para Técnico de Enfermagem em Saúde Pública e Enfermeiros, realizado no ano de 2016 pela Prefeitura de Curitiba.

Pedidos de Informação
Na sessão de hoje também entram em tramitação três pedidos de informações oficiais do Município. Proposto pelo vereador Bruno Pessuti (PSC),  requerimento (062.00124.2017) solicita informações sobre a instalação do semáforo da rua Dr. Faivre, no Centro. Tico Kuzma (Pros) pergunta ao Executivo sobre a construção do CMEI Parque Industrial II (062.00122.2017) e solicita informações do contrato da Prefeitura com a empresa Consilux acerca da ocupação dos radares (062.00123.2017).


Texto:   Claudia Krüger e Pedritta Marihá Garcia
Edição:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.