back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de agosto de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 25/11/2016 - 19:17:30

Câmara confirma 21 inscrições
de candidatos a ouvidor

  • 21 candidatos vão disputar o cargo de ouvidor de Curitiba. Outros 4 podem regularizar a documentação até esta terça-feira. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara Municipal homologou, nesta sexta-feira (25), 21 inscrições de candidatos a ouvidor de Curitiba para 2017 e 2018 (edital 7/2016). Eles poderão disputar na próxima quinta-feira (1º) as vagas na listra tríplice – ou seja, os três nomes que seguirão para a sabatina em plenário, uma semana depois. Com documentos pendentes, outros 4 postulantes ao cargo têm até as 12h desta terça-feira (29) para regularizar sua situação junto à Divisão de Protocolo.

> Comissão Eleitoral da Ouvidoria tem três substituições

Dentre os candidatos com a inscrição homologada estão o atual ouvidor, Clóvis Veiga da Costa, e o advogado Maurício de Santa Cruz Arruda, ouvidor da Guarda Municipal, que na última eleição entrou na lista tríplice (leia mais). Primeiro-secretário da Casa, Pedro Paulo (PDT), que não se reelegeu vereador, está na relação. Outro candidato é o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes. Também se inscreveu o advogado Tarso Violin, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Legislativo abriu as inscrições às 8h da última segunda-feira (21) e as encerrou às 18h desta sexta. Com o mesmo subsídio mensal recebido pelo secretariado municipal, atualmente fixado em R$ 17.767,62, o ouvidor é responsável por receber manifestações da população, como reclamações, denúncias, dúvidas e elogios, e dar seguimento às solicitações, em busca de soluções para as demandas.

A eleição da lista tríplice pela comissão eleitoral, formada por três vereadores, três representantes da prefeitura e três entidades da sociedade civil organizada, será realizada na próxima quinta-feira (1º), às 9h. Cada candidato terá dez minutos para expor a comprovação dos requisitos ao cargo. Depois, em votação aberta, os membros da comissão eleitoral escolherão, cada um, três candidatos.

Os três mais votados comporão a lista tríplice, que no dia 8 de dezembro falarão em plenário, em ordem será definida por sorteio, e responderão a perguntas formuladas pelos vereadores. Os questionamentos são restritos à idoneidade e, em especial, aos conhecimentos de administração pública e sua experiência na área.

A escolha do ouvidor de Curitiba, em seguida, será feita por voto aberto, no painel eletrônico. O ouvidor precisa ser eleito pela maioria absoluta dos vereadores. Ou seja, por pelo menos 20 votos. O processo é refeito até que se chegue a esse quorum.

A Ouvidoria
Implantada em abril de 2015, a Ouvidoria de Curitiba é responsável pelo controle da administração pública municipal e, apesar de ser vinculada à Câmara, em um modelo inédito no país, possui total autonomia (saiba mais). Cabe ao ouvidor receber manifestações da população, como reclamações, denúncias, dúvidas e elogios, e dar seguimento às solicitações, em busca de soluções para as demandas.

Hotsite
Para saber mais sobre a Ouvidoria de Curitiba e sobre o processo de escolha do próximo ouvidor, clique aqui e acesse o hotsite. Nele você encontra notícias, a legislação relativa ao órgão, o cronograma da eleição, editais, documentos, áudios e vídeos disponibilizados ao longo do processo.


Texto:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.