back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de maio de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 24/10/2016 - 08:40:24

Publicação de edital abre
eleição do ouvidor de Curitiba

  • O edital de chamamento foi publicado no jornal Bem Paraná. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
A Câmara Municipal divulgou, nesta segunda-feira (24), o edital 01/2016, que dá início ao processo de eleição do ouvidor de Curitiba para 2017 e 2018. O documento também convoca as entidades da sociedade civil interessadas em participar do processo: as três mais votadas, em reunião no dia 18 de novembro, às 9h, se juntarão a representantes do Legislativo e da prefeitura na escolha dos candidatos à Ouvidoria que serão sabatinados em plenário.

> Hotsite facilita acesso às informações da eleição à Ouvidoria

As inscrições das entidades começam nesta segunda e vão até o meio-dia de 9 de novembro, na Divisão de Protocolo Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba. O setor funciona das 8h às 12h e entre as 14h e as 18h, de segunda a sexta-feira. Para baixar a ficha de inscrição e saber quais são os documentos necessários, clique aqui.

Com um modelo pioneiro no país, a Ouvidoria de Curitiba começou a funcionar em abril de 2015 e é responsável pelo controle da administração pública municipal, com total autonomia. Criada pela lei municipal 14.223/2013 e regulamentada pela resolução 4/2013, que definiu as regras do processo de eleição, ela é vinculada ao Poder Legislativo, cujo papel é somente disponibilizar espaço físico, servidores e infraestrutura às atividades.

A Ouvidoria recebe manifestações da população, como reclamações, denúncias, dúvidas e elogios, e deve dar seguimento às solicitações, em busca de soluções para as demandas. O cidadão deve recorrer a ela quando não obtiver uma resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais (saiba mais sobre suas atribuições e como acioná-la).

A eleição do ouvidor é realizada em três etapas. A primeira delas termina com a formação da comissão eleitoral, no dia 18 de novembro – formada por três vereadores, três representantes da Prefeitura de Curitiba e três representantes da sociedade civil organizada, votados pelas entidades inscritas.

A segunda etapa é a definição da lista tríplice pela comissão eleitoral. Ou seja, dos três candidatos a ouvidor que serão sabatinados em plenário. A data para a inscrição dos interessados em concorrer à função ainda não foi definida, mas a documentação necessária já pode ser consultada.

A terceira e última etapa do processo é a eleição do ouvidor em plenário, em reunião marcada para o dia 8 de dezembro. Os candidatos da lista tríplice falarão por 20 minutos, com a ordem definida por sorteio, responderão a perguntas dos vereadores e depois ocorrerá a votação no painel eletrônico.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.