back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 27 de julho de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 08/12/2015 - 16:45:26

Moradores pedem CPI para investigar situação da Vila Domitila

  • Moradores da Vila Domitila pedem que Câmara crie CPI para investigar supostas irregularidades relacionadas à área, que está em disputa judicial. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • Jairo Marcelino intermediou reunião dos moradores com o ouvidor de Curitiba, Clóvis Costa. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
  • Julieta Reis ponderou que o tema está “judicializado” e que deve ser verificado o que compete à Câmara no caso. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
Uma comissão de moradores da Vila Domitila – área entre os bairros Ahú e Cabral que é disputada judicialmente entre moradores e INSS há mais de 20 anos – esteve na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (8) para reivindicar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas pelo poder público no período, entre elas o sumiço de documentos relacionados à área.

Morador da área há mais de 30 anos, Estevão Pereira denuciou que o INSS está realizando leilões de quadras da Vila Domitila, nos quais os atuais moradores são impedidos de participar. Ele garante ter adquirido seu imóvel e possuir a documentação, ao mesmo tempo em que acusa prefeitura e governo do Paraná de terem cometido fraudes nos registros que definem a posse do terreno.

“Há aproximadamente 40 famílias prestes a ser despejadas. É uma luta de Davi contra Golias, pois há interesses de incorporadoras na região, além da própria Justiça Federal, que julga nossas ações, e pretende utilizar parte da área para construir equipamentos judiciários”, acrescentou Pereira. “Estão passando um rolo compressor em nós, que compramos e pagamos pelos terrenos. Não queremos nada além dos nossos direitos”, desabafou Aurora Girardi, moradora da área há 30 anos.

Um dos vereadores a conversar com os manifestantes, Jairo Marcelino (PSD) disse ter intermediado uma reunião dos moradores com o ouvidor de Curitiba, Clóvis Costa, que deve acontecer na tarde de hoje. Já Julieta Reis, presidente da Comissão de Serviço Público, ponderou que o tema está “judicializado” e que deve ser verificado o que compete à Câmara no caso. “É uma questão complexa que se arrasta há décadas”, emendou. A vereadora adiantou que pretende apresentar um pedido de informações à prefeitura pedindo esclarecimentos sobre a Vila Domitila.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.