back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 28 de maio de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/08/2015 - 16:46:35

Notas da sessão ordinária de 3 de agosto – 1ª edição

  • Adriano Massuda e o novo secretário municipal de Saúde, o médico César Monte Serrat Titton, foram recepcionados em plenário pelos vereadores. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Convidado para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Adriano Massuda despediu-se dos vereadores.
  • Paulo Salamuni parabenizou a Comissão Executiva da Casa pelo sucesso na licitação do aluguel de carros para uso dos vereadores. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Ailton Araújo reforçou a fala de Salamuni e afirmou que a licitação resultou em uma economia de quase R$ 600 mil em relação ao contrato anterior. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Toninho da Farmácia registrou o início das obras de desassoreamento na “curva do rio Barigui”, na altura da rodovia do Xisto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Noemia Rocha comemorou o sucesso do programa “Cuide-se +”, de prevenção ao câncer. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Valdemir Soares disse que vai questionar a Prefeitura de Curitiba por que o Executivo não consegue atender a demanda de vagas em CMEIs e quais são os bairros mais deficitários. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Despedida e boas-vindas I – Convidado para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Adriano Massuda despediu-se dos vereadores. “Quero agradecer pelo apoio e pelas críticas construtivas. Quero agradecer também a [Gustavo] Fruet, uma das pessoas mais honradas que já pude conhecer”, afirmou. “A escolha do Titton [César Monte Serrat, o novo secretário municipal de Saúde], um profissional com perfil técnico, que foi meu braço direito, mostra como ele faz política. Obrigado pela confiança depositada em mim e no Titton.” Confira abaixo o discurso completo de Massuda. (Fotos 1 e 2)

Despedida e boas-vindas II
"Curitiba perde, mas o Brasil ganha", disse a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Noemia Rocha (PMDB). "Receba nossa gratidão. A saúde do povo é nossa suprema lei", completou o líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV). A saída de Massuda e a indicação de Titton também foram comentadas pelo presidente, Ailton Araújo (PSC), e pelos vereadores Cristiano Santos (PV), Pedro Paulo e Jonny Stica, ambos do PT.

Licitação I
Líder da maioria na Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV) parabenizou a Comissão Executiva da Casa pelo sucesso na licitação do aluguel de carros para uso dos vereadores. “Houve um questionamento, mas foi derrubado pela Justiça. Isso demonstra a seriedade e transparência com que o Legislativo tem sido conduzido”, disse. A Comissão Executiva é formada pelos vereadores Ailton Araújo (PSC), presidente; Pedro Paulo (PT), primeiro-secretário; e Paulo Rink (PPS), segundo-secretário. (Foto 3)

Licitação II
Ailton Araújo reforçou a fala de Salamuni e afirmou que a licitação resultou em uma economia de quase R$ 600 mil em relação ao contrato anterior. “Também tivemos a ação em parceria com o SESI e o Hospital Erasto Gaertner, onde milhares de pessoas foram atendidas gratuitamente com exames de saúde. Esse é o trabalho da Câmara, mas infelizmente isso não gera notícia como qualquer outra brincadeira dita no WhatsApp”, lamentou. (Foto 4)

Curva de rio
Toninho da Farmácia comemorou o início das obras de desassoreamento do rio Barigui na curva próxima à rodovia do Xisto, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Desde o início do mandato, em 2013, o vereador alerta ao problema, que ocasiona enchentes na região. “Agora é hora de executar o projeto e dar dignidade ao povo, que é quem nos elegeu e por quem devemos lutar”, afirmou. (Foto 5)

Cuide-se +
Segundo a presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Noemia Rocha (PMDB), a unidade móvel do programa Cuide-se + realizou, na semana passada, em frente à  Câmara Municipal, cerca de 2 mil procedimentos de prevenção e diagnóstico de câncer de pele, útero, mama e próstata. “Tiramos essas pessoas da fila de espera do SUS. Idealizamos o projeto junto ao Sesi-PR e ao Hospital Erasto Gaertner e nossa ideia é levá-lo a toda a comunidade”, disse a vereadora. (Foto 6)

Vagas em CMEIs I
Valdemir Soares (PRB) alertou ao deficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Segundo reportagem publicada pelo jornal “Gazeta do Povo”, no último sábado (1º), com a universalização do ensino para crianças entre 4 e 5 anos, a partir de 2016, a demanda será de mais 7,3 mil vagas. (Foto 7)

Vagas em CMEIs II
Soares disse que apresentará pedido de informações referente à falta de vagas na rede municipal de educação infantil. “O problema é financeiro? É técnico ou administrativo? Político eu acredito que não seja. Mães deixam de trabalhar porque não têm onde deixar seus filhos”, defendeu. “Também queremos saber quais são os bairros mais deficitários”, completou.

Nascimento
Após a realização da primeira chamada da sessão, Jonny Stica (PT) justificou a ausência do vereador Bruno Pessuti (PT). O motivo: no domingo (2), mesmo dia do aniversário de Pessuti, nasceu Maria Clara, sua primeira filha.

Cidade-irmã
Por 32 votos foi aprovado em plenário o projeto que concede o título honorífico de cidade-irmã de Curitiba à cidade americana de Columbus, capital do estado de Ohio nos Estados Unidos (005.00127.2015). Com 822 mil habitantes, Columbus também é irmã de outras nove cidades: Ahmedabad, na Índia; Dresden, na Alemanha; Gênova na Itália; Heifei, na China; Herzliya, em Israel; Odense, na Dinamarca; Sevilha, na Espanha e Tainan em Taiwan.

Conselho da Pessoa Idosa
Paulo Salamuni (PV) destacou que na sexta-feira (31) tomou posse o Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Entre seus componentes, o vereador destacou a presença de Márcia Terezinha Guedes dos Santos, representando o Conselho Regional de Psicologia.

Moção de apoio 1
Foi lida em plenário a moção de apoio (059.00021.2015) ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condução do processo relativo à “Operação Lava Jato”. A proposta, de autoria do vereador Chicarelli (PSDC), teve o voto contrário da vereadora Professora Josete (PT).

Moção de apoio 2
Outra moção de apoio lida em plenário foi a promovida pela comissão de Direitos Humanos em relação à jornalista Sandra Terena, ganhadora dos prêmios Jovem da Paz 2009, Voluntariado Empreendedor (categoria redução de mortalidade infantil). Ela também é autora do documentário premiado internacionalmente “Quebrando o Silêncio” sobre situações de infanticídio em aldeias indígenas (059.00020.2015).


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.

mp3Temp/aud25133Discurso_Massuda.mp3 Discurso de Adriano Massuda

Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.